Viver sem internet hoje em dia é algo bastante inimaginável, né? Cada dia que passa, somos mais dependentes do acesso à Internet e ficamos horas e mais horas navegando. Mas nem todos possuem acesso à Rede Mundial, assim os acessos aos chamados Wi-fi Grátis ou Públicos tem crescido cada vez mais, dando acesso à internet e uma grande ameaça a Privacidade e Segurança Digital.

A grande preocupação é se você: tanto como Usuário de Internet assim como Proprietário de estabelecimento que fornece acesso Wi-fi Grátis ao publico deve preocupar:

Precauções: Usuários de Wi-fi Grátis

Portanto, os usuários que precisam conectar em uma Rede Wi-Fi grátis ou Pública:

user wi-fi

1 – Priorize o uso do 3G ou 4G de seu smartphone.

Todavia, caso estiver usando um notebook é possível você compartilhar os dados de Celular criando uma Rede (HOTSPOT) em seu celular – Seu smartphone cria uma rede Wi-Fi e seu Notebook e até outros smartphones podem conectar nele e utilizar a Internet 3G/4G de seu smartphone.

2 – Mantenha seu Sistema Operacional Atualizado.

Manter seu Windows/Mac/linux/ios/android atualizados não é questão de ser fanático por tecnologia e sim ter a correção de brechas, vulnerabilidade e bugs de seu sistema operacional sempre em conformidade com as boas práticas do seu fabricante. Portanto, jamais acesse uma rede publica sem ter seu Sistema Operacional atualizado.

3 – Antivírus e Firewall.

Se você não utiliza uma solução de Antivírus em seus dispositivos, para mim, ou você:

  • É um profissional de TI com alto conhecimento em computação.

    ou
  • Você não tem a mínima ideia do que faz um Antivírus em seu Computador.

Sobretudo, fazer o uso de um bom antivírus é obrigação de qualquer usuário de internet, seja leigo ou avançado. Afinal, o antivírus elimina e bloqueia boa parte das ameaças. Então, se você ainda não tem um antivírus, veja esse post que fizemos:

Antivírus: conheça os 4 melhores gratuitos e pagos

Precauções de Empresários

Que fornecem uma Rede Wi-Fi grátis ou Pública

1 – Registre todos os Acessos

Não vou entrar em “juridiquês” neste post, mas o Marco Cívil da Internet é uma lei que entrou em vigor em 2014, ela tem o objetivo de regulamentar o uso da internet no Brasil. Conforme a Lei, a responsabilidade por eventuais crimes virtuais é de quem provê a internet!

Se sua empresa fornece Wi-Fi Grátis, em caso de um crime digital partindo de sua rede, sua empresa será Responsabilizada!

😱😱😱

É para assustar mesmo! Mas a Lei prevê que é possível sua empresa se defender em determinadas situações: Para isso é necessário que sua Rede de Wi-Fi, Registre todos que conectam em sua Rede.

Desse modo, sua Empresa pode colher os dados de Registro de Conexão:

  • IP da conexão;
  • MAC Address do dispositivo;
  • Datas, horários e duração das conexões.

Como ter esses registros em minha Rede? Muito fácil, hoje já existem diversos Equipamentos como Firewall, SmartFi, end-point, Hotspot especializados em Wi-fi inteligentes para empresas.

2 – Firewall, Rede isolada

Jamais compartilhe a mesma rede que sua empresa utiliza para acessar seu ERP, CRM, E-mails Corporativos e demais software de gestão da empresa, na mesma Rede que você disponibiliza o Wi-fi Grátis aos seus clientes.

Pode parecer bobeira… Mas boas partes das invasões hackers são realizadas por brechas simples como essas. É Possível que o Hacker, veja todas as informações, inclusive financeiras que sua empresa opera.

hacker e o Roubo de Privacidade
Era só uma cafezinho… Proteger sua Privacidade sempre!

Bom, creio que nesse post ficou bem claro e explicativo os perigos de um Wi-fi grátis ou Público. Agora, eu queria saber sua opinião, o que achou do Post? Se achou importante compartilhe com seus amigos e familiares, a segura da Internet Depende de todos nós!

Ahhh! Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

autor leandro