No cenário atual, em que a privacidade e a segurança do usuário são de extrema importância, o uso da VPN se tornou um fator crucial para proteger os seus dados de navegação. Afinal, quem não gostaria de utilizar a Internet sabendo que está sendo protegido?

Levando essa questão em conta, eu elaborei este post para explicar melhor para você usuário, os benefícios e a importância de utilizar um servidor privado de internet, principalmente no âmbito empresarial.

Definição

Por definição, a Virtual Private Network (VPN) é, literalmente, uma rede virtual privada de conexão. Essa ferramenta permite uma conexão segura para o usuário, dispondo de métodos de criptografia e uma navegação com discrição.

Na Internet, você é identificado pelo IP da sua rede. Em contrapartida, a VPN age mascarando este IP, agindo sobre ele e criando um número de IP aleatório, o que dificulta a sua localização na web e criptografa todos os seus dados de navegação.

VPN

– Mas por que eu iria precisar me esconder na Internet?
Atualmente, é muito simples invadir conexões e roubar dados de usuários, você pode encontrar maneiras de fazer isso em qualquer lugar, inclusive no Google. Se tratando de informações da sua empresa, ou até mesmo pessoais, você não quer que isso aconteça, certo? Por isso, ao navegar utilizando uma VPN, você não é facilmente rastreado na web e pode trafegar suas informações com mais segurança.

Uso da VPN nas empresas (filias)

VPN

Um dos principais métodos da utilização da VPN, se tratando do âmbito empresarial, se dá na forma como essa ferramenta proporciona à toda empresa uma segurança dos dados.

Comumente, ela é usada para que, somente os usuários da VPN (que por estarem utilizando este recurso, dispõem do mesmo IP ou de uma série de IP listados dentro da conexão privada) tenham acesso à tal programa especificado. Em outras palavras, somente os usuários conectados ao VPN podem acessar páginas web específicas, como um servidor virtual da sua empresa, por exemplo.

Dessa maneira, as empresas optam pelo uso de uma conexão privada virtual não somente pela segurança, mas também para limitar os acessos aos dados e/ou programas da empresa.

Data Center Virtual Brasil Cloud

Vantagens para o seu negócio

Ao se tratar de como uma rede virtual privada beneficiará a sua empresa, a questão de maior relevância se dá, com certeza, na segurança das informações. Se a sua empresa necessita de um trafego de dados sigilosos entre parceiros, filiais ou até mesmo funcionários, esta ferramenta pode ser uma mão na roda!

Fora a segurança, esse tipo de serviço pode aumentar a produtividade e reduzir os custos. – Mas como? Ao se precaver com a segurança dos seus dados, você pode pagar barato por uma VPN em vista da dor de cabeça que um vazamento de dados ocasionaria, ainda mais com a LGPD brasileira se fortalecendo a cada ano. Fora isso, você pode direcionar a atenção do seu colaborador diretamente para sua função. Dessa forma, ele mantém o foco sem precisar ficar se preocupando com as questões de segurança.

Privacidade da VPN

Em sua maioria, as VPNs comerciais são seguras. Ao contratar uma rede de conexão privada, você deve avaliar, principalmente, o seu provedor. Isto mesmo! Uma VPN é tão confiável quanto o responsável por ela, portanto, estude bem as opções de mercado antes de contratar uma.

Nem mesmo a sua rede ou provedor tem acesso aos seus dados quando você opta por utilizar esse tipo de proteção. Basicamente, ela carrega os dados no final do servidor e os codifica antes de enviar ao cliente.

A única informação de que os acessos exteriores podem ver é que você está utilizando uma VPN para carregador dados criptografados. Dessa forma, a segurança dos seus dados está garantida!

Infográfico como é um acesso sem VPN.

Infográfico como é um acesso com VPN.

Todos esses fatores crucias de privacidade se baseiam em um objetivo: proteger o seu IP de ser revelado. Pode parecer um processo longo e complicado, mas tudo acontece quase que em instantâneo e, por isso, você pode até mesmo jogar jogos online ou transmitir ao vivo em HD, tudo isso sem problemas com latência ou atraso!

Importância da VPN no home office

No cenário de pandemia atual, o home office se tornou uma ferramenta indispensável para empresas que não querem perder produtividade durante esta adversidade! Portanto, ao dispor de uma navegação privada, os seus funcionários podem trabalhar de casa sem se preocupar com vazamento de dados.

Optando por essa ferramenta de segurança, os programas da sua empresa poderão ser acessados de qualquer lugar e somente por usuários conectados à VPN.

Home Office

– E o que eu ganho com isso?
Segurança e produtividade! Isso mesmo, o pessoal da sua empresa pode trabalhar de qualquer lugar, utilizando diferentes redes de internet e ainda assim os seus dados estarão privados e protegidos!

Quando o assunto é segurança, não fique para trás! Se junte às milhares de empresas que investiram e continuam investindo em segurança da informação.

VPN