O que é Backup

Antes de mais nada, para verificar as vantagens do Backup em Nuvem precisamos entender o que é backup. Em outras palavras, Backup é um termo em inglês que na tradução significa cópia de segurança. Além disso, ele realiza a cópia de dados de máquinas ou servidores para sempre ter um segundo lugar onde os dados estão armazenados.

Assim, há dois tipos de backup famosos, em nuvem e o local. Os dois tem o mesmo objetivo, o foco é copiar os dados para manter uma segunda cópia caso percam esses dados de alguma forma.

via GIPHY

Importância do Backup

Desde já, o Backup é importante em qualquer área, serve a qualquer público e vai de empresas multinacionais até pessoas que desejam salvar fotos e outros dados.

Qual o nível de importância de um Backup? Analisando uma situação onde máquinas podem falhar em qualquer momento, os dados nessas máquinas também serão perdidos.

Logo, se os dados estão em um computador ou servidor e acontece problemas técnicos ou incidentes nesse dispositivo, os dados vão sofrer danos e se caso não tenha uma cópia de segurança não há mais nada que pode fazer.

Vantagens do Backup em Nuvem

Após analisar como o Backup é importante podemos verificar que sem sombra de dúvidas não deve deixar de ter um próprio plano.

Afinal, evitar que percas gigantes aconteça com sua empresa ou com você próprio é uma ótima proteção dos dados.

Agora, confira as vantagens do Backup em Nuvem, melhore a segurança dos seus dados e acabe com os altos gastos:

1. Custos

Para manter um backup em nuvem não precisa adquirir equipamentos com preços altos e também não é necessário manter dispositivos de última linha, afinal, a própria arquitetura de Backup já é toda elaborada com equipamentos de ultima geração. Com o backup em nuvem basta ter um programa no computador e configurar a cópia de segurança de acordo com a melhor configuração para a empresa.

Um dos pontos que diminui de forma clara nos custos é não precisar gastar dinheiro com energia para manter o backup funcionando 24 horas.

Enfim, não precisa adquirir novos equipamentos para aumentar o espaço e também não é necessário manter a troca dos hardwares para sempre ter um bom desempenho.

2. Segurança de acesso dos backups

Com o backup em nuvem a segurança é reforçada, desta forma para acessar o serviço que estão alocados nas máquinas é necessário ter um usuário habilitado com Duplo Fator de Autenticação de acesso a esse serviço. Sendo assim, somente usuários autorizados tem o acesso ao serviço e aos backups.

Para a recuperação dos backups é possível definir senhas que vão ser utilizadas para liberar o processo de recuperar os dados, dessa forma esse processo só é possível com a senha, caso a recuperação seja solicitada sem a senha não há possibilidades do serviço ser concluído

3. Gerência Remota

Com a Gerencia Remotas dos Backups é muito mais fácil ter conformidade e gestão dos backup em nuvem, caso seja necessário uma recuperação mais rápida ou então uma análise das cópias de dados realizadas basta apenas acessar o painel de gerenciamento e terá acesso aos backups.

Para as máquinas que não estão no mesmo local o backup ocorre do mesmo jeito, caso essa máquina esteja conectada com o programa do backup em nuvem a cópia dos dados ocorre para o mesmo local das outras, sendo assim o serviço se torna mais acessível.

Assim como (em caso de desastre) é possível restaurar o backup para outra maquina (novo servidor).

4. Criptografia dos dados

Um fator diferencial do Backup em Nuvem é a criptografia dos dados, pois ao serem alocados na nuvem eles passam por uma segurança de criptografia onde somente as contas do serviço conseguem acessar os arquivos de forma limpa.

Apesar disso, podemos citar também a segurança por senha que após criptografar os dados e inserir uma senha de recuperação os dados ficarão mais seguros do que nunca.

Por fim, para a recuperação dos dados será necessário a senha de acesso ao backup, sem ela é impossível restaurar ou visualizar os dados criptografados. Evitando assim um possível vazamento de dados.

5. Armazenamento

Para realizar a cópia dos dados é preciso um número alto de armazenamento para conseguir cumprir com todo o tamanho dos backups. Desta forma, pode ser necessário um aumento por conta do espaço não suportar. No Backup em Nuvem o procedimento é simples, basta alterar o espaço do serviço que está pronto.

Assim também, outra vantagem do Backup em Nuvem é o armazenamento estar protegido de percas por incidentes ou causas naturais. Pois com uma máquina local poderá ocorrer diversos fatores, desde problemas de energia, falha no hadrware, sabotagem, ataques hackers e até incêndios que causam perca total.

Na nuvem os dados estão protegidos de desastres, pois os servidores ficam em Data Center certificados padrão TIER 3, em um ambiente de total replicação (vários servidores e equipamentos com diversas copias dos dados) – Caso alguma maquina falhe, o backup ainda continua replicado em outra maquina online, e sempre disponível para ser restaurado a qualquer momento.

6. Processos automáticos

Os processos de cópia de segurança são feitos de forma automática, dessa forma é possível criar planos de acordo com a empresa e não precisa acessar máquina por máquina para fazer o Backup. Para esses planos conseguimos definir horários específicos e entre outras rotinas personalizadas.

Então, os planos para o Backup pode ser feito uma vez e depois de definir as configurações ideais, essa rotina pode ser usada em várias máquinas diferentes sem a necessidade de configurar manualmente.

Desse modo, os backups automáticos são realizados em segundo plano, então enquanto a máquina está sendo utilizada a cópia dos dados esta sendo feita.

automatizar os backup

7. Gerenciamento dos Processos

O controle das máquinas que estão registrados no serviço é muito simples. Nesse sentido, o usuário responsável pela administração do backup consegue verificar logs e o andamento das cópias dos dados.

Se caso houver algum erro por conta da máquina, como a falta de energia ou problema no próprio programa o administrador sempre recebe uma notificação informando sobre o problema em questão.

Afinal, caso seja necessário alterar o plano de backup, basta criar um plano novo e aplicar nas máquinas desejadas sem a necessidade de configurá-las. Além disso, todos esses procedimentos são feitos no painel e não há a necessidade da utilização de linhas de comando e acessos complicados.

via GIPHY

8. Recuperação de Dados

A recuperação de dados é feita por apenas um clique. As opções para recuperar os dados fica a sua escolha. Pode ser para escrever os dados em cima dos já criados ou então recuperar esses arquivos em outro diretório ou máquina para avaliação e analise.

Todas opções estão disponíveis em um painel, e as máquinas que estão registradas no painel e possui backup pode fazer a recuperação a qualquer momento.

9. Facilidade

Uma das principais vantagens do Backup em Nuvem é a facilidade para gerenciar os processos, essa função especial permite realizar alterações de rotina, controle das máquinas, verificação de logs e entre outros.

Como o serviço está conectado via nuvem, pelo gerenciamento do administrador no painel é possível verificar todas as máquinas que estão no serviço, acompanhar os processos e controlar os backups.

Caso necessário alterações no serviço e manutenção basta acessar o painel e realizar todas as configurações necessárias

10. Tipo do Backup

A inovação do backup em nuvem permite escolher o tipo ideal de cópia de segurança para o serviço, dentre os tipos há o completo, incremental e diferencial. Desta forma, pode escolher qual funciona melhor com a demanda da empresa.q

Para as máquinas não há a necessidade de utilizar o mesmo tipo de backup, tem a possibilidade de escolher um tipo específico de plano para cada uma.

banner cta tipos de backup

Conclusão das Vantagens do Backup em Nuvem

Conforme mostramos, você pode perceber o quanto é importante ter uma gestão de Backup bem feita em sua empresa, pois além de garantir a continuidade do seu negócio em um cenário mundial cheio de ataques e ameaças.

A solução de Backup em Nuvem vai bem além, chegando até mesmo a Garantir seu SONO, rsrsr afinal, você quer esperar que um desastre aconteça para ter que se preocupar em manter o seu Backup?

Então não fique parado e garanta já a proteção de Backup da sua empresa, fale agora com um Consultor Comercial da Brasil Cloud e ganhe 15 dias de teste Grátis de nosso Backup em Nuvem, vamos lhe ajudar a transformar seu negócio e de bônus, lhe garantir um sono tranquilo, afinal seu Backup vai estar em boas mãos.