Na era atual a tecnologia está em toda parte, com isso não podemos deixar os dados de lado.  Para a garantia dos dados, nada melhor que sempre manter uma cópia segura. Dessa forma, neste texto iremos abordar os tipos de backups existentes.

cloud backup

O que é Backup?

Backup é um termo em inglês denominado como “cópia de segurança”. Essa cópia fica alocada em um local de armazenamento como, HD externo, computadores e servidores. O intuito do Backup é permitir a recuperação da cópia dos dados caso ocorra perca ou danificação dos dados principais por causas indesejadas.

Qual a Importância de realizar cópias de Segurança?

Dados são sinônimos de dinheiro, desta forma a atenção com a segurança deve redobrar para que não tenha empecilhos. Neste contexto, o número de ataques para a obtenção desses dados são imensos. Mesmo que exista antivírus super potentes, há diversos fatores que furam esses bloqueios, entre eles podemos verificar:

  • Computadores estão sujeito a vírus e perca de dados por desastres naturais ou falhas;
  • A exclusão de dados de forma manual pode ocorrer a qualquer momento;
  • A possibilidade de roubo em máquinas da empresa de forma que a única cópia dos dados estejam nelas não são descartáveis;

Então, independente de qual máquina você utiliza, são diversos fatores que podem causar a perca desses dados. Portanto, é sempre bom se manter seguro a percas indesejadas.

Tipos de Backups

Existem diferentes tipos de cópia de segurança de dados, assim como, para a realização de um backup você precisa entender a necessidade de cada caso. Enfim, mesmo que o Backup seja uma cópia de dados, o modo de funcionamento é diferente, cada uma delas são:

  • Completo: Sempre que é realizado é copiado todos os dados, ou seja, caso o backup é diário, todos os dias serão copiado todos os dados.
Backup completo
Backup Completo
  • Incremental: O processo de cópia dos dados é realizada a partir dos dados alterados, desta forma o processo é cópia é mais rápido, no entanto se necessitar da restauração, o processo vai restaurar o ultimo backup completo e em seguida irá restaurando os backup incrementados.
Backup incremental
Backup Incremental
  • Diferencial: O Backup diferencial é semelhante ao incremental, porém a partir do backup completo todas as cópias seguintes irão copiar a diferença atual com o backup completo.
Backup Diferencial
Backup Diferencial

Conclusão sobre os tipos de backups:

Podemos concluir que o Backup é uma solução imprescindível para a segurança de armazenamento de dados. Sendo assim é essencial que você tenha um plano de cópia de dados para que nenhum imprevisto ocorra e acarreta prejuízos financeiros e estruturais.

Certamente, através deste conteúdo fica mais fácil para você definir qual a melhor rotinas de backups a rodar para o seu negócio.

Clique Aqui e fale com um consultor para utilizar a solução de Cloud Backup conosco!