Toda vez que usamos o celular, estamos acessando dados “na nuvem”, ou seja, gravados em um servidor remoto. O aplicativo de e-mail, por exemplo, não salva as mensagens na memória do smartphone, e nem precisa. Portanto, é mais fácil, rápido, prático e seguro trabalhar com as informações nos servidores de uma empresa especializada. Um serviço de nuvem também pode fazer muito pelo cotidiano da sua empresa.

Permite que os funcionários trabalhem de qualquer lugar, protege os dados com um backup poderoso e eleva a produtividade ao facilitar o gerenciamento de informações nos diferentes departamentos da companhia. Mas, como escolher o melhor serviço de nuvem para o seu negócio? Neste post, você descobrirá. Fique atento às nossas dicas!  

Contratando o melhor serviço de nuvem para seu negócio

Serviços de nuvem são fundamentais para a transformação digital de uma empresa. Em breve, eles deixarão de ser uma vantagem competitiva e passarão a ser um pré-requisito, um ativo tão elementar quanto os computadores. Em resumo, conhecer a melhor opção em nuvem no mercado para seu negócio é um passo importante para ganhar produtividade e proteger os dados da empresa. Para tanto, entenda o que você deve observar.

Analise a infraestrutura de segurança

Segurança vem em primeiro lugar. O critério mais importante na hora de escolher um serviço de nuvem é o conjunto formado por infraestrutura e políticas de segurança.

Com isso, é importante saber como o provedor protege os dados da sua empresa de acessos indevidos? E qual política adotar em caso de algum vazamento? Portanto, estas perguntas ganham ainda mais importância se os dados na nuvem incluírem informações sensíveis sobre clientes, como endereço e informações bancárias.

Pergunte sobre a facilidade de implantação

Uma solução em nuvem deve ser fácil de ser implantada no cotidiano da sua empresa. Precisa atender às diferentes plataformas e sistemas e servir a um cardápio variado de necessidades: hospedar sites, servidores de e-mails, VPN, VOIP, banco de dados e outras funções. Certamente, se sua empresa pode adquirir novas demandas no futuro e, portanto, é importante que o serviço seja flexível.

Informe-se sobre a qualidade do atendimento ao cliente

Como em qualquer serviço de informática, o provedor na nuvem chama mais a atenção quando ocorre algum problema. Por isso, é importante que a empresa ofereça um bom atendimento ao consumidor, como chamadas de suporte e chat online, inclusive aos finais de semana.

HOSPEDAGEM COMPARTILHADA X HOSPEDAGEM DEDICADA – SAIBA A DIFERENÇA

Confira a escalabilidade do Serviço em Nuvem

Uma das grandes vantagens do investimento em nuvem é evitar o custo de aquisição e instalação de servidores próprios que, além de caros, consomem espaço e eletricidade. Um bom serviço de nuvem deve oferecer planos flexíveis para diferentes necessidades em tráfego e memória, e a possibilidade de configurações robustas para quando a empresa crescer. Isso também é importante para manter o Uptime, ou seja, a proporção do tempo em que o sistema está funcionando corretamente.

Pesquise a credibilidade da empresa

Como na contratação de qualquer aplicação sensível, a escolha do melhor serviço de nuvem exige uma pesquisa sobre a reputação do fornecedor. É importante verificar a situação da empresa e como ela atendeu a outros clientes antes de fechar negócio.

Gostou do post? Agora que você sabe mais sobre como identificar o melhor serviço de nuvem para sua empresa, entre em contato conosco e conversaremos sobre o que faremos pela produtividade do seu negócio.

autor leandro