A hospedagem para sites é um serviço de armazenamento de páginas e e-mails na web, alocados em servidores que funcionam durante todo o dia e acessíveis a qualquer pessoa. Em um exemplo simplificado, é como se o site fosse uma pessoa que paga o aluguel de um imóvel, cujas taxas como água e energia elétrica podem ser incluídas, ou não, no valor do aluguel. Portanto, as taxas do aluguel desse exemplo podem ser, na hospedagem de sites, serviços exclusivos, como e-mails com o domínio escolhido, relatórios com estatísticas de acesso, layout personalizável, entre outros. Neste post, apresentaremos os requisitos para que você saiba escolher qual a melhor hospedagem de sites. Confira!

Quais os tipos de hospedagem para sites?

Com tantas opções disponibilizadas pela internet, é difícil saber qual o melhor tipo de hospedagem de sites — que podem ser gratuitos, compartilhados, VPS ou dedicados. Seguem as vantagens e desvantagens de cada um:

Hospedagem Grátis (Free Host)

É ideal para iniciantes, mas, em longo prazo, tem uma limitação de recursos que pode comprometer a eficiência da sua estratégia e o desenvolvimento do seu negócio. Além do principal fator negativo de um serviço gratuito na Internet: pode ser cancelado a qualquer momento sem aviso prévio.

Hospedagem de Sites em Servidor Compartilhado (Shared Host)

Com a vantagem de custos reduzidos de serviço e a pré-configuração para quem não entende de arquitetura web, a Hospedagem de Sites compartilhada consiste em um servidor web que aloca diversos clientes na mesma máquina. Esse tipo de Hospedagem, compartilha os recursos entre todos os clientes do mesmo servidor, por isso tem um custo menor. Além disso, também é bastante recomendado para sites elaborados em WordPress, que atualmente domina 60% desse mercado. Outro CMS bastante Utilizado é o Joomla. Ela é indicada a empresas com sites simples ou até software web, desde que sejam muito bem programado e optimizados.

VPS

Virtual Private Server (VPS) é uma máquina virtual (VM) dentro de um grande um servidor dedicado (que foi virtualizado) gerando vários VPS. O VPS de cada cliente é isolado, ou seja, não compartilha recursos com outros clientes, garantindo assim maior performance para o Site/Software hospedado nesta VM. Muito recomendado para Aplicações que exigem muito Recursos e Privacidade como: Sites, Blog e E-commerce com grande volume de acesso, Software SaaS, intranet entre outros. Podem ser:

  • VPS Linux: mais rápido e seguro, todavia, programado por linhas de comando, o que o torna difícil para usuários que não entendem de programação. Existem versões gráficas que, ainda assim, exigem mais conhecimento e familiaridade com o sistema;
  • VPS Windows: sistema operacional largamente utilizado no país, com interface intuitiva e similar a que conhecemos do computador.

Cloud Server

O Cloud Server ou Servidor em Nuvem, hoje se torna uma opção como o futuro do VPS, que, ao contrario de estar Virtualizado em um servidor (como o VPS) o Cloud Server é virtualizado em uma arquitetura de servidores. O que proporciona alta disponibilidade (H.A.) da Cloud, uma vez que se um dos servidores da arquitetura falhar, automaticamente ele é movido em tempo real para outro servidor ativo. Dessa forma, proporcionando elasticidade, flexibilidade do servidor, em uma gerencia simplificada e on-line no painel de cliente: www.brasilcloud.com.br – com apenas cliques de mouse, você pode aumentar ou diminuir a capacidade de processamento, memória e disco do Cloud Server.

O conceito de Cloud Server é bastante amplo, porém existem alguns tipos de Cloud:

  • Public Cloud: Servidor Cloud com acesso publico, pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar Ex: Sites, Software SaaS, etc.
  • Private Cloud: Servidor Cloud de acesso Privado (via VPN), ou seja, acesso exclusivo por usuários autenticados. Essa solução é muito utilizada para armazenamento de arquivos e software de empresas como: ERP, CRM, entre outros
  • Hybrid Cloud: É a junção das 02 arquiteturas Cloud, que permitem trabalhar com acesso restrito a certas aplicações juntamente com acesso publico a outras.

Para saber mais sobre todos os tipos de arquitetura de Cloud Computing você pode ler mais neste artigo: O que é Cloud Computing.

Hospedagem de sites em Servidor Dedicado

Consistem em um servidor físico exclusivo ligado 24 horas por dia para apenas um cliente. Este cenário é mais utilizado para grandes Aplicações (software) e grande portais de conteúdo. Então, devido ao seu alto custo de manutenção/setup, contratos em regime anual, bi / tri anual e a ascensão da computação em nuvem o Servidor Dedicado vem se tornando uma opção de serviço com maior investimento, além de também exigir do usuário um bom conhecimento técnico para gerenciar o servidor..  

Infográfico – Tipos de Hospedagem de sites:

tipos de hospedagem

Qual a importância de contratar uma empresa especializada em hospedagem?

Enfim, uma boa hospedagem é essencial para garantir um serviço rápido, confiável e de qualidade, que serão características imprescindíveis para o sucesso do empreendimento. Por isso, é importante escolher qual a melhor hospedagem de sites e contar com os serviços de uma empresa que ofereça recursos adaptáveis às suas necessidades.

Já sabe qual a melhor hospedagem de sites? Portanto, entre em contato com a BrasilCloud. Oferecemos serviços de infraestrutura para internet e com conhecimento em cloud computing, disponibilizando uma gama de produtos para atender a todo tipo de empresa no Brasil!

autor leandro