Você sabe o que é o certificado Secure Socket Layer (SSL)? Pois bem, trata-se de um protocolo de segurança criado para proteger a comunicação por meio da rede. Ou seja, esse certificado é responsável por garantir que a troca de informações ocorra de forma segura, assegurando a integridade e a veracidade do conteúdo na Internet.

Esse protocolo de segurança codifica um grande volume de dados e é essencial para que os visitantes do seu site não sejam vítimas de ataques e tenham seus dados interceptados por terceiros. Neste artigo, vamos falar sobre algumas vantagens de se utilizar o certificado SSL na conexão de e-mail IMAP, POP3 e SMTP. Confira!

E-mail corporativo banner

Maior segurança dos dados com o certificado SSL

O protocolo de segurança SSL utiliza um sistema de criptografia muito forte e, até o momento, inquebrável, portanto, ele garante que os dados não sejam interceptados por terceiros. Como exemplo o infográfico abaixo:

certificado SSL

Em resumo, o SSL cria um túnel de comunicação único entre seu PC/smartphone até o servidor/site/e-mail de destino. Além disso, o SSL ajuda a evitar golpes como o phishing, que acontece quando hackers tentam imitar os meios de comunicação oficiais de uma empresa com o objetivo de roubar informações.

Mais credibilidade com os consumidores

Os usuários da internet já sabem reconhecer quando um site tem cuidado e respeito quanto à privacidade dos dados de navegação do seu utilizador.

Nesse sentido, diversos sinais visuais ajudam os consumidores a identificar quando um site utiliza o SSL:

  • um “s” a mais depois do http;
  • o símbolo de um cadeado no início da barra de endereços;
  • um selo de site seguro;
  • a cor verde na barra de endereços.

Exemplo:

SSL

Esses sinais mostram ao cliente que o site é seguro e se importa com a privacidade de dados dos usuários, o que, por sua vez, acaba promovendo uma relação de confiança e credibilidade com a empresa.

Melhor ranqueamento nos motores de busca

O SSL é um dos fatores que auxiliam o posicionamento dos sites em motores de busca, como o Google. Os buscadores ajudam a combater ameaças na Internet, portanto, quando a empresa utiliza um protocolo de segurança no seu site, as chances de ele aparecer nos primeiros resultados aumenta.

Compatibilidade com todos os navegadores da Web

O certificado SSL tem compatibilidade com todos, ou quase todos, os navegadores Web. Dessa forma, garante que o seu usuário tenha um maior nível de segurança independentemente do navegador escolhido para acessar o seu site.

Menos prejuízo ao utilizar o certificado SSL

Se você possui um comércio virtual (e-commerce), o certificado SSL ajuda a ter menos prejuízos. Com o protocolo de segurança, a chance dos dados da sua loja ou de seus clientes serem roubados é reduzida.

O meio de pagamento mais utilizado para realizar compras em lojas virtuais é o cartão de crédito. Sendo assim, as operadoras de cartão de crédito solicitam que o site da empresa tenha o SSL instalado.

Portanto, para não perder vendas o seu site deve ter o protocolo de segurança SSL. Desse modo, o SSL é importante para assegurar os dados, passar uma maior credibilidade para os consumidores, diminuir os prejuízos, melhorar o ranqueamento do site e ainda é compatível com todos os navegadores web.

ssl

Neste artigo, falamos sobre a relevância de utilizar um certificado SSL no seu site empresarial. Interessou-se por nosso conteúdo? Quer ficar atualizado sobre nossas novidades? Assine a nossa newsletter!

Leandro Magalhaes