Estamos cada vez mais conectados à internet e o número de usuários em redes sociais cresce a cada dia. Assim, consumimos conteúdos que aparecem nas timelines e buscamos ali serviços ou produtos que desejamos comprar. Nesse contexto, redes sociais para empresas ganham não só relevância, mas são uma grande aposta para trazer mais visibilidade às suas marcas.

Uma das maiores vantagens é o fato de elas permitirem uma comunicação direta com seus clientes. Desde o Facebook ou Twitter, redes sociais mais informais, até o LinkedIn, uma rede social mais voltada a negócios, todas podem se tornar sua principal fonte de geração de oportunidades de venda. Mas como fazer isso? Para te ajudar nessa tarefa, vamos apresentar algumas dicas para você começar a investir nas redes sociais e descobrir este incrível canal de vendas. Confira!

Conheça seu público-alvo e como ele se comporta

Essa é uma parte muito importante para quem está começando. Quem é a pessoa que consome seu produto ou utiliza seus serviços? O que ela gosta de fazer? Quais são os seus desafios? Portanto, essas perguntas servem para mapear quem é seu público-alvo e escolher em qual rede social você deve investir mais para ter um maior retorno positivo.

Por exemplo, um e-commerce deve se dedicar muito mais no Instagram ou Facebook; já empresas B2B devem apostar mais no LinkedIn. Porque, no primeiro caso, pessoas estão mais propensas a procurar por produtos e serviços, ver avaliações ou imagens quando estão em redes de socialização como essas. No segundo, o público em questão costuma ser mais objetiva e buscar conteúdos relevantes sobre negócios.

Realize testes nas Redes Sociais

Cada empresa deve fazer um estudo de seu público-alvo e realizar muitos testes. Sim, testes! Portanto, se você ainda não sabe em qual rede está seu público, tente nos diferentes canais, analise os resultados e ofereça algo realmente diferenciado e focado nesses potenciais consumidores.

4 DICAS RÁPIDAS NA HORA DE ESCOLHER SEU DOMÍNIO – VEJA AQUI!

Dissemine conteúdos criativos

Procure criar conteúdos relevantes e que “saiam da caixa”, aposte em diferentes formatos, como quizzes, planilhas, diagnósticos… algo que não só atraia a atenção de seus clientes mas também desperte o desejo de se informar mais sobre o seu produto. Com isso, é claro que alguns formatos, como o e-book, permanecem sendo interessantes e devem também estar em seu planejamento.

Além da divulgação, outra vantagem das redes sociais é a possibilidade de medir o engajamento do público com esses conteúdos. Afinal, preste atenção em quem baixa, comenta, curte ou compartilha o conteúdo produzido. Isso pode ser um lead extremamente qualificado, sobretudo para você que acabou de abrir o seu negócio!

Redes sociais para empresas como canais de comunicação

Utilize call-to-actions para estimular os visitantes a comentarem – o que pode gerar assunto para próximos posts –, compartilharem, seguirem suas redes sociais e assinarem sua newsletter. Em resumo, não se esqueça de usar hashtags para melhorar seu alcance nas buscas e ser reconhecido mais facilmente nas redes.

Comunicação com seus concorrentes

Essa comunicação não se refere só ao público de potenciais consumidores: atente-se às novidades e ao que seus concorrentes estão fazendo, como eles estão publicando conteúdos e incentivando as pessoas a interagirem. A partir disso, pense em novas formas de realizar anúncios ou em alguma identidade visual interessante na qual você poderia se inspirar.

Acompanhe e interaja nas redes sociais para ser visto, mostrar-se presente. Com isso,você deve mostrar seu diferencial para os concorrentes, os benefícios do seu produto ou serviço. Promover seu negócio apenas através do seu site ou marketing offline são estratégias que podem não estar alinhadas com seu público-alvo.

O importante de estar nas redes é posicionar sua marca e, assim, facilitar o caminho entre seu produto ou serviço e o público. Portanto, Redes sociais para empresas aumentam essa visibilidade e podem ser um ótimo canal de engajamento para geração de leads e até de vendas.

Muitas de suas ações podem ser feitas gratuitamente, atingindo mais pessoas e gastando pouco dinheiro. Sua marca ganha importância online e fica mais fácil de construir um relacionamento com seu cliente! Quer saber mais sobre visibilidade da sua marca na internet e onde investir no marketing digital se você está começando? Assine nossa newsletter e fique por dentro!