Backup de dados é a prática de guardar cópias dos arquivos da sua empresa em servidores, que podem ser físicos ou na nuvem. Assim, esse tipo de armazenamento garante segurança e organização para os dados da sua empresa.

Além disso, com um backup é possível reduzir o tempo de inatividade da empresa, permitindo um rápido acesso a informações perdidas e evitando falhas e perdas de dados.

Ou seja, contar com um plano de backup é essencial, mas as empresas que usam apenas o backup físico devem ter atenção, pois alguns riscos podem acontecer.

Dessa forma, abaixo, elaboramos um post completo sobre quais riscos sua empresa pode correr retendo apenas cópias físicas/locais do Backup. Boa leitura!

Por que as empresas precisam de um sistema de backup?

Como falamos acima, um backup serve como um local seguro onde você vai guardar os dados da sua empresa, como um cofre. Ou seja, o principal objetivo de um backup é a cópia de dados para restauração em caso de perda, roubo, ataque cibernético, alteração não autorizada ou dano a algum tipo de arquivo ou sistema digital. 

Além disso, o recomendado é que, preferencialmente, o backup não fique exclusivamente dentro da empresa (backup Local), mas também em outro armazenamento externo – Redundância Geográfica do Backup. 

Desta forma, com esta política de retenção e armazenamento de Backups, sua empresa garante segurança para os dados, continuidade do negócio e entra em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

O que é um backup físico?

Bom, um backup físico é um objeto físico onde se armazena os dados. Dessa forma, pode ser um Servidor de Backup (storage de backup), um CD, pen drive, um HD externo e até mesmo uma fita magnética. 

Ou seja, todos os dados da sua empresa estarão guardados naquele local e para isso existem automações que mandam os dados para lá e vai atualizando-os de acordo com os comandos que são dados pelo computador autorizado.

Além disso, tem empresas que utilizam os próprios HD (disco) dos computadores como forma de backup, mesmo não sendo recomendado.

Nesse sentido, o backup físico/local é toda e qualquer estrutura que armazena uma cópia de dados no mesmo local.  

Por que as empresas adotam o backup físico? 

O backup físico tem seu prós e contras e isso chama a atenção das empresas, mesmo que nos contras esteja a falta de segurança.

Contudo, as empresas usam os backups físicos pela: 

  • simplicidade e facilidade;
  • velocidade de restauração do Backup
  • baixo investimento;
  • por não precisar de suportes de T.I. na empresa;
  • por falta de uma política de backups ou D&R.

Ou seja, usar um backup físico é mais cômodo, porém mais arriscado contra falhas, ataques, roubos de equipamento e até desastres naturais como incêndios.

automatizar os backup

Quais os riscos de um backup físico dentro da empresa?

 O risco mais evidente de um backup físico/local em geral é a falta de segurança física (caso fortuito ou força maior). Se ocorrer um incêndio no prédio/CPD da empresa, tanto os dados do ambiente de produção quanto o de ambiente do backup serão atingidos por esta catástrofe.

Deixando a empresa sem nenhuma recuperação possível. 

Leia Mais: Piores prejuízos por falta de backup

Agora, hoje o risco principal de manter apenas o backup físico dentro da empresa é o roubo ou até mesmo estragos e depreciação da estrutura. Atualmente vemos uma grande tendência de Cyber Ataques ocorrendo diretamente no Backup que é o Ransomware do Backup.

O que é um sequestro do Backup?

Ataques Ransomware não são mais novidades nenhuma hoje em dia. Sabemos diversas empresas ao redor do mundo que já sofreram esse tipo de golpe.  A grande questão é que a principal proteção contra um ataque Ransomware é o ter o Backup dos dados. Desta forma Cyber criminosos sabem muito que seu ataque não terá efetividade se o Cliente/Alvo tiver o backup em outro local. 

Assim, ao iniciar um ataque, os cyber criminosos estudam o alvo, procurando encontrar e infectar/corromper o Backup local.

Como a maioria das empresa tem o ambiente de produção comunicando com o ambiente de backup local, fica simples do hacker tentar “pegar” ou corromper o backup.

Por isso hoje em dia ter apenas rotinas de backup já não lhe garante proteção, é necessário Proteger o Backup.

Quais são os tipos de proteção de Backup?

Bom, a primeira delas, é garantir a cópia do backup em um ambiente que não esteja no mesmo local da empresa/CPD. Garantindo a redundância geográfica do Backup. 

Obviamente, é interessante que esse armazenamento não se comunique com o ambiente de trabalho/produção – ou seja, uma cópia realmente isolada.

Outra forma também é adotar políticas de Backup Imutável, que são Backups inalteráveis por determinado tempo. Ou seja, mesmo que um ataque tente sabotar o backup ou até mesmo em caso de exclusão acidental de Backup, esse tipo de Backup pode te salvar de vários tipos de dor cabeça.

Veja também: O que é Backup Imutável

Outra forma bastante efetiva de proteger o Backup são os Antivírus com proteção Anti Ransomware ativa. Isso ajuda bastante para que o Backup não seja corrompido, pois são softwares que identificam o ataque ou atividade de criptografia na máquina antes mesmo de enviar o backup.

Assim, você tem mais um aliado na segurança digital da sua empresa 

Como posso Proteger meu Backup Local?

Hoje, a opção mais segura e ideal é o backup na nuvem. Pois com o  armazenamento na nuvem, esses riscos físicos são descartados. 

Como também os riscos cibernéticos, pois você consegue soluções tão especializadas em Backups, que lhe entregam, Gestão de Backup Híbrido (local e nuvem), Backup imutável, Anti-vírus no agente de backup, Proteção Anti Ransomware em tempo real, auditória/logs, com armazenamento em outro lugar e sem acesso ao ambiente de produção.

backup imutavel

Assim, as chances da sua empresa perder os dados é menor do que no backup físico.

Muitos CTOs e CISOs no mundo costumam falar:

 “Em termos de Backup se você tem um, você  não tem nenhum, se você tem dois, você tem um, se você tem três, você tem dois, assim por diante”

Por isso devemos considerar que ter apenas um backup pode não ser o suficiente.

E, sim, existe um investimento para esse tipo de backup em nuvem, mas fique tranquilo que é muito mais acessível do que você imagina.

Ainda mais se você for levar em consideração, o custo-benefício é bem menor do que contratar um data center externo, por exemplo.

Aqui na Brasil Cloud nós oferecemos o backup em nuvem por uso (somos consultores de Backup), ou seja, você paga pelo espaço que usar. E, caso precise de mais espaço ou menos, o valor será relativo ao espaço utilizado.

Então, para de sofrer e converse com nossos especialistas para saber mais sobre o backup em nuvem.

Só não deixe de proteger os dados da sua empresa, okay!

Gostou do conteúdo? Clique aqui e siga a gente no Instagram para mais dicas como essa.

Backup Fisico