Hoje em dia, existem várias opções de hospedagem de sites. E uma delas é o PHP. Trata-se de uma linguagem de programação conhecida como open source.

Isso significa que vários programadores podem colaborar para que se alcance os mais diversos objetivos. Além disso, não possui custos com licença, o que acaba por torná-la mais econômica para os projetos de TI.

A sigla, que inicialmente era uma contração para a expressão “Personal Home Page”, e hoje significa PHP Hypertext Preprocessor (PHP pré-processador de hipertexto) teve sua criação datada nos anos 1990 apenas para analisar quantas visitas uma página recebia.

No entanto, continua sendo uma hospedagem vantajosa até os dias de hoje.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, neste artigo, nós vamos explicar o porquê. Acompanhe a leitura! 

Vantagens da hospedagem PHP

Esse tipo de hospedagem traz muitos benefícios. Principalmente no que diz respeito à compatibilidade com hosts (arquivos).

Além disso, essa hospedagem é muito sólida no mercado e se destaca como uma das melhores soluções em back-end.

Dessa forma, os programadores de um site de uma empresa de cenografia 3d, por exemplo, têm acesso a uma série de conteúdos e fóruns para solucionar eventuais problemas.

Essa hospedagem também é mais econômica. Portanto, não é necessário fazer altos investimentos para fazer o site rodar em aplicações gratuitas. Como no caso do sistema operacional Linux.

Ademais, quem deseja começar a aprender sobre programação, pode iniciar pelo PHP. Ele é mais fácil de compreender e é altamente requisitado pela quantidade de sites que hospeda. Podendo o programador trabalhar, inclusive, como freelancer.

Hospedagem de Site

Como o PHP pode ajudar as empresas?

Uma fabricante de agenda personalizada logo pode usufruir e melhorar o seu negócio de muitas maneiras usando esse tipo de hospedagem. Exemplo disso é a aplicação de um sistema de pagamento, e até a criação de uma loja virtual.

Além disso, ajuda muito na experiência do usuário. Uma vez que essa hospedagem responde às ações do visitante de maneira rápida e automática. Lembrando que a experiência do usuário é importante porque:

  • Ajuda na fidelização;
  • Aumenta as vendas;
  • Melhora a imagem do negócio;
  • Promove melhor a marca.

Tudo isso é feito pelos chamados “scripts no lado do servidor”. Que vão além de uma das principais aplicações da linguagem, uma vez que facilita os comandos de gerenciamento.

Uma empresa de entrega rápida moto também consegue aplicar em seu site uma programação para servidores locais. Ou seja, é possível construir programas que funcionam apenas em redes internas. Exemplo disso é a intranet usada pelas organizações.

Outra aplicação da hospedagem PHP é em desktop, em formato de software, que resolve problemas específicos. Diversos sistemas operacionais usados pela empresa também são compatíveis como o PHP, como o Windows e Mac OS.

Para a empresa web da marca isso é muito positivo. Uma vez que ela poderá escolher diferentes hospedagens, pois a maioria suporta esse tipo de linguagem.

Com os servidores da web acontece a mesma coisa. O que garante mais compatibilidade na hora de programar. Trata-se de uma linguagem que também permite a inserção de imagens, arquivos em PDF e outros.

Esse tipo de site pode evoluir?

O PHP é a linguagem mais comum na criação de sites e está presente em quase 80% deles e, desde a sua criação, há cerca de 30 anos atrás, ela vem evoluindo.

Seu grande marco foi o PHP 7.0.0. Uma vez que ele apresentava excelente desempenho e pouco uso da memória para isso.

Em 2018, lançaram uma aplicação mais avançada, o PHP 7.3. E para setembro de 2021, está previsto o lançamento da linguagem 8.0.

Com essas mudanças, há uma grande evolução nos sites das empresas, como uma desenvolvedora de coletor de dados wms.

Há uma melhora na comunicação com o servidor, sem que para isso seja necessário interferir na parte visual do site. Além disso, seu script é visualizado apenas pelos programadores responsáveis que têm acesso.

Por conta disso, o PHP é conhecido como linguagem back-end. O que aumenta a interação com banco de dados e a mescla com outras linguagens, que permitem criar páginas mais dinâmicas.

Essas e outras facilidades que ajudam a implementar funções mais inteligentes atraíram a atenção até mesmo de grandes empresas, como o YouTube e Facebook.

Conclusão

A hospedagem PHP permite criar sites de maneira simples. Por isso, se aplicar na maioria das páginas da web. O que é fundamental para garantir a qualidade das páginas e que o visitante tenha facilidade em sua navegação.

No final das contas, é uma maneira de melhorar o marketing de qualquer empresa, afinal, todo site é fundamental para estabelecer uma boa presença na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.