Você já parou para pensar qual é o bem mais valioso para uma empresa? Bom, se respondeu que são as informações está correto! Afinal, elas são responsáveis por alinhar processos, promover um bom ambiente de trabalho e contribui com a tomada de decisões.

Dessa forma, é indispensável mantê-las seguras, uma vez que as informações podem comprometer o futuro de uma companhia. Por isso, o armazenamento em nuvem conquista cada vez mais espaço na vida da população e, claro, dentro do ambiente corporativo.

Nesse sentido, um sistema de armazenamento em nuvem pode gerar mais agilidade aos processos, garantir a integração de dados e informações, além de oferecer um espaço ilimitado para guardar arquivos e documentos e reduzir ameaças cibernéticas.

Sendo assim, que tal entender um pouco mais sobre a importância do armazenamento em nuvem nos dias atuais? Listamos, a seguir, 4 vantagens que um sistema remoto pode proporcionar a sua empresa. Acompanhe:

1. Segurança

A segurança é o primeiro ponto a ser avaliado no armazenamento em nuvem. É comum observar que algumas empresas ainda guardam os seus dados e arquivos em computadores, pendrives, CDs e HDs externos.

No entanto, se houver uma falha de sistema, pane na parte elétrica ou até mesmo furto gerado pela falta de placas de segurança, os arquivos e informações podem acabar sendo comprometidos.

Por isso, é muito importante apostar no armazenamento em nuvem, uma vez que os arquivos ficam em servidores online e só podem ser acessados por pessoas permitidas, além de conter um alto nível de criptografia.

2. Redução de custos

É quase impossível falar sobre o armazenamento em nuvem sem mencionar a redução de custos. Afinal, não é necessário investir em servidores para guardar uma grande quantidade de documentos ou mesmo pagar pelo licenciamento anual.

Dessa forma, é possível pagar apenas pelo espaço utilizado, o que pode acabar gerando uma economia significativa para a empresa. Com isso, a companhia consegue alocar recursos em outras áreas.

arquivo em nuvem

3. Facilidade de envios

Embora o e-mail seja uma ótima ferramenta de trabalho, você pode acabar ficando confuso com a grande quantidade de mensagens, respostas, anexos ou envios de análises de deck de madeira, por exemplo.

No entanto, ao aplicar um sistema de armazenamento em nuvem, é possível compartilhar arquivos e documentos com os colegas de trabalho, facilitando o repasse de informações e permitindo a integração de dados.

É importante mencionar ainda que é possível realizar edições no documento original, além de permitir que o arquivo seja assinalado de qualquer dispositivo ou equipamento.

4. Mais espaço

Certamente você deve saber que armazenar arquivos e documentos em computadores exige uma grande demanda de espaço, não é mesmo? Inclusive, esse é um ponto que deve fazer parte do seu planejamento estratégico.

Além do mais, se os documentos forem acumulando ao decorrer do tempo, o sistema pode ficar sem espaço para a inclusão de outros arquivos.

Com isso, contar com o auxílio do armazenamento em nuvem pode diminuir grande parte desse espaço, uma vez que o sistema atua com um disco rígido remoto ou disco flap, liberando a memória da máquina física, ou seja, do computador.

Gostou do nosso post sobre as vantagens de investir em um sistema de armazenamento em nuvem? Se sim, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.