Em tempos onde a tecnologia se tornou uma grande aliada dos empreendedores. Muitos empresários ainda utilizam planilhas excel para fazer a gestão de sua empresa. E esse hábito, muitas vezes, acaba deixando muitos gestores receosos na hora de trocar por um sistema gestão mais eficiente.

Em muitos casos, as empresas acabam optando pelas planilhas devido ao seu custo zero. Mas se formos analisar os prós e contras, veremos que, registrar dados e informações em excel, oferece grandes riscos para a gestão de um negócio, trazendo prejuízos à organização.

Para te ajudar nessa escolha, criamos esse artigo com os comparativos entre planilha e sistema de gestão web. E falamos qual a melhor ferramenta para seu negócio. Acompanhe o texto!

Planilhas x Sistemas de gestão

Para entender melhor porque o web ERP é sempre a melhor opção, separamos a diferença entre utilizar planilhas e sistemas de gestão.

Assistência

Planilhas: com as planilhas a empresa não terá um suporte para auxiliá-la caso ocorra falhas ou erros. Apenas contará com alguns materiais disponíveis na internet para tentar corrigi-las.

Sistema de gestão: as empresas que utilizam o web ERP podem contar com todo suporte de sua fornecedora, seja por telefone, chat ou email. Sendo assim, sua empresa terá toda assistência para sanar quaisquer dúvidas ou falhas dentro do seu ERP.

Segurança

Planilhas: quando falamos de planilhas, a segurança das informações é ainda mais baixa. Isso porque, seus arquivos e dados podem se danificar, caso ocorra quaisquer danos no computador. Dessa forma, perdendo materiais importantes para a empresa e causando prejuízos.

Sistema de gestão: ao utilizar software de gestão web, todas as informações estarão criptografadas em um sistema de computação em nuvem. Assim, poderá acessar tais informações a qualquer hora e de qualquer lugar. Dessa forma, todas as informações passarão por backup automático. 

Cooperação

Planilhas: assim como o web ERP, se pode compartilhar as planilhas por sistemas em nuvem. Porém, não se pode utilizar as planilhas por mais de uma pessoa. Uma vez que, o risco de as informações não serem salvas corretamente ou serem duplicadas aumenta.

Sistema de gestão: desenvolvido especialmente para equipes, o sistema de gestão em nuvem permite que não só uma pessoa utilize, mas que toda a equipe possa acessar simultaneamente o mesmo arquivo. E isso sem perder informações ou ocorrer duplicidade.

arquivo em nuvem

Facilidade de uso

Planilhas: um dos motivos dos gestores optarem por planilhas é a facilidade de administrá-las. Mas o que parece ser fácil, pode dar muita dor de cabeça quando a empresa começar a ter planilhas robustas, com muitos dados e informações. Por não ter processos automatizados, a demora em encontrar pastas e arquivos podem comprometer toda produção da empresa.

Sistema de gestão: com ERP web você poderá acessar as informações da empresa de forma intuitiva. Já que, a ferramenta poderá ser customizada de acordo com as necessidades da empresa. E isso evitará o excesso de indicadores no sistema.

Utilize um sistema de gestão integrada

Todo negócio possui em sua estrutura diferentes setores, departamentos e processos. Assim, fazer o controle de todos eles é uma das principais tarefas da gestão. Mesmo não sendo tarefa fácil, algo que faz toda a diferença para uma empresa é a integração de dados, informações e processos administrativos, centralizando a gestão em apenas um local.

E é exatamente isso que faz um sistema de gestão integrada! O software simplesmente consegue integrar todos os processos. Além de unir diferentes empresas organizando tudo de maneira completa, precisa e automatizada, sem precisar de planilhas. Ou seja, unificando dados e informações sobre diferentes tarefas, setores e empresas. Assim, você terá todas as possibilidades para melhorar o desempenho e a produtividade de toda a organização.

Um detalhe incrível que não poderíamos deixar de compartilhar é que, com um sistema de gestão integrada, o gestor se torna um centralizador de informações e processos. E claro, essas vantagens para coletar, segmentar, compartilhar e apresentar dados e informações do sistema de gestão ERP não fica restrita apenas aos administrador. Mas pode estar na palma das mãos de qualquer líder ou colaborador que tenha permissão para acessá-lo.

Qual o melhor software para sua empresa?

Como mostramos acima, o web ERP possui diversos benefícios para a gestão da empresa. Neste sentido, a W3ERP conta com um software completo e integrado para os mais diversos segmentos. Garantindo uma gestão eficiente e automatizada de toda a organização.

Seja no curto, médio ou longo prazo, optar um sistema de gestão integrado é sempre a melhor saída para deixar de lado as planilhas. O que torna os processos da empresa mais ágeis e otimizados.

Artigo produzido por W3ERP.