Engana-se quem pensa que criar um site precisa ser uma atividade complicada. Na verdade, montar uma página na web não exige grandes esforços e muito menos altos investimentos. No entanto, é necessário determinação, foco e uma dose de criatividade.

Nesse sentido, é importante mencionar que estar presente digitalmente é uma estratégia excelente para a sua marca, uma vez que um site pode ser caracterizado como uma espécie de ‘’vitrine virtual’’ e, por isso, é capaz de gerar visibilidade e aumentar as vendas. 

Além disso, foi-se o tempo que criar um site significava credibilidade, sucesso ou autonomia nas relações. Hoje uma página na web tem um potencial muito mais relevante e maior: é por meio dele que é possível vender, falar e apresentar produtos e serviços.

Sendo assim, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, empreendedor ou usuário, a criar um site. Nele, você verá um passo a passo valioso para tirar a sua ideia do papel e criar um site para o seu negócio. Continue lendo!

1. Defina o objetivo do seu site

Nesse momento, é importante se questionar: sobre o que será o meu site? O que quero abordar e qual o meu objetivo com ele? A criação de um site pode ter como base diversas ideias. E com o plano certo, é possível obter dinheiro com cada uma delas.

Dessa forma, comece definindo o objetivo do seu site e amadureça a ideia de forma clara. Você pode, por exemplo, criar um site de notícias, comunidades online, descrições de placas de segurança, um blog, um portfólio, entre outras inúmeras opções.

2. Atente-se ao tempo de carregamento do seu site

O tempo de carregamento é um dos fatores que mais influenciam na experiência de navegação do usuário. Por isso, o seu site deve carregar rapidamente, a fim de prender a atenção do leitor e incentivá-lo a consumir os seus conteúdos.

Além disso, o tempo de carregamento é um dos elementos avaliados pelo Google e por outros mecanismos de busca.

Então, ao oferecer uma experiência de navegação positiva ao usuário, automaticamente o seu site ganha relevância com os algoritmos. Essa medida é importante para qualquer site, principalmente quando falamos das vendas de produtos específicos, como válvula de retenção.

ssl

3. Links amigáveis

Pode parecer que não, mas essa etapa contribui (e muito) com o posicionamento do seu site. Dessa forma, atente-se aos links. Jamais crie páginas como:

  • http://www.marketingdigital.com.br/12867andednshuwbdconteudoparaweb

Contudo, é importante substituir por uma maneira mais amigável, atrativa e que seja responsiva. Confira a seguir:

  • http://www.marketingdigital.com.br/conteudo-para-web

Com isso, é possível não só conquistar a confiança do Google, mas também a atenção dos usuários.

Hospedagem de site

4. Avalie o design

Certamente um dos maiores desafios para criar um site é pensar em um layout criativo e que chame atenção. Em contrapartida, essa é uma das etapas mais divertidas do serviço e, por isso, é muito mais fácil deixar a sua página visivelmente bonita.

Como citamos anteriormente, é preciso criar o seu site da forma mais clara possível. O Google, por exemplo, oferece apenas um campo em sua página. Ou seja, o ideal é proporcionar apenas o que o usuário está procurando.

Isso vale até para segmentos específicos, como empresas que atuam com a produção de sacola tnt.

5. Mantenha o site atualizado

Por fim, é fundamental manter o seu site atualizado. Afinal, é muito frustrante acessar uma página e notar que as informações são antigas, não é mesmo? Além disso, quando o usuário percebe que o site não recebe atenção, ele desiste.

Portanto, mantenha os conteúdos atualizados, coloque os dados de contato e deixe tudo atualizado: telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, entre outros.

Lembre-se de responder as dúvidas e questionamentos dos usuários, além de oferecer um atendimento personalizado.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌