Em meio ao constante aprimoramento tecnológico, o movimento para o avanço do armazenamento de dados veio com tudo. O conceito da tecnologia em nuvem é obter flexibilidade, segurança, economia e comodidade.

O modelo público permite que o mesmo acesso seja compartilhado com diversos usuários, enquanto o particular, oferece exclusividade nos serviços oferecidos.

A nuvem híbrida traz consigo a possibilidade do uso de recursos da nuvem pública e privada. Dessa maneira, os ativos de dados mais importantes da organização são guardados em segurança com a restrição de alguns usuários, e outros recursos de baixa relevância vão para o acesso público.

Sendo assim, resolvemos separar este artigo para explicar com mais detalhes como funciona a nuvem híbrida e quais seus benefícios! Se interessou? Então, confira o nosso material até o fim!

arquivo em nuvem banner

Segurança de dados da Nuvem Híbrida

A arquitetura de nuvem híbrida não deixa a desejar no quesito de proteção de dados. Ela permite que as informações de categoria confidencial de uma organização sejam armazenadas e transferidas dentro de protocolos de confidencialidade.

Isso impacta diretamente na empresa de maneira positiva, beneficiando no andamento de processos internos, sem riscos de transtornos como perda de dados ou acesso por agentes indevidos. Quanto maior a segurança, menor é o prejuízo e, consequentemente, maior a confiabilidade na estrutura de armazenamento de dados.

A Nuvem privada oferece recursos de acesso Criptografado (VPN), este recurso garante que a Nuvem Privada seja acessada exclusivamente a usuários que conecte em uma VPN antes de acessar a nuvem.  Aumentando a Segurança de Acesso consideravelmente. Os backups feitos na nuvem híbrida garantem que, mesmo que ocorra um imprevisto dentro da rede interna da organização, os dados estejam seguros e prontos para serem recuperados a qualquer momento.

Performance

Com a facilidade de dimensionar os recursos de computação e com uma menor despesa para gerenciamento, a nuvem híbrida alcança uma performance otimizada. A empresa custeará apenas pelos recursos utilizados — essa flexibilidade enxuga as ferramentas a apenas o que realmente será necessário no momento.

De acordo com as cargas de trabalho, a nuvem híbrida vai se moldando ao tipo de perfil de uso. Por exemplo, para um projeto de curto prazo com baixa demanda de aplicações e a necessidade de compartilhamento dos dados, ela se utiliza da escalabilidade e menor custo da nuvem pública.

Disponibilidade que traz uma Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida disponibiliza a capacidade de transferir os níveis de trabalho para fora da estrutura das instalações da empresa, reunindo o melhor da nuvem pública e privada — assim, ela melhora a disponibilidade de serviços.

Ou seja, a confiabilidade da conexão e dos serviços, deixarão o caminho sempre disponível para agregar mais soluções de forma a simplificar os processos. Backups seguros e um gerenciamento adequado à natureza do projeto, colocam sua organização a frente em seu nicho de mercado.

É praticamente impossível uma empresa conseguir se manter e agregar valor de mercado sem uma tecnologia de serviços que traga a rapidez e disponibilidade. Ao definir estrategicamente a relevância da TI e equipes de profissionais, a nuvem híbrida pode ser a tecnologia que faltava para alavancar seu negócio. Com isso, é importante ter conhecimento de todos os processos do seu negócio, do mais complexo ao mais simples

A nuvem híbrida vem como uma solução que, pelo seu poder de personalização e gerenciamento, preenche lacunas e facilita aos tomadores de decisão definir suas metas em um ambiente virtual de serviços.

backup em nuvem banner

A Brasil Cloud possui Know-How tecnológico de mais de 9 anos em Cloud Computing. Conheça nossos planos de Cloud Server (Cloud Público e Cloud Privado).

Portanto, agora que você conhece a nuvem híbrida e seu funcionamento, nos siga nas redes sociais e conheça muito mais — estamos no Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube!

Leandro Magalhaes