Você sabia que as imagens impactam diretamente na forma como o seu site é encontrado? Desse modo, você sabia também que elas podem chamar muito mais a atenção do possível cliente para que ele continue navegando? Portanto, iremos abordar neste post dicas de imagens para site.

1. Utilize o SEO a seu favor

Essa talvez seja a parte mais importante. Afinal, você já sabe que o SEO serve, principalmente, para que você tenha uma boa colocação nos mecanismos de busca do Google quando alguém pesquisa algum termo, correto? Por isso, é importante que o seu site seja convidativo, passe a mensagem correta e que a sua empresa esteja acessível para os clientes antes dos concorrentes.

4 dicas de sobre imagens para site que fazem toda a diferença

Mas qual o papel das imagens para site em tudo isso? Em resumo, o que acontece é que o Google também ranqueia seu site rastreando as imagens. Então, para que você otimize sua imagem utilizando estratégias de SEO, é importante que você adicione um título à imagem com a palavra-chave e também a utilize na atribuição alt da imagem (aquela descrição pequena quando você passa o cursor em cima da imagem).

2. Escolha a dimensão correta de suas imagens para site

As imagens podem ocupar muito espaço visual em seu site e, às vezes, até as dimensões não estão adaptadas. Portanto, evite utilizar imagens desproporcionais ao tamanho do seu site.

Mas se você realmente precisar utilizar uma imagem de um tamanho superior ao suportado pela sua plataforma, você pode ajustá-la, deixando apenas a parte principal ou fazer cortes, retirar bordas, etc.

Além disso, é importante pensar na adaptação do site para dispositivos móveis. Porque, quando alguém abrir seu site pelo celular, a pessoa quer ver o conteúdo e não apenas grandes imagens que podem demorar a carregar, fazendo com que ela perca o interesse de ver do que se trata.

3. Atente-se à qualidade da imagem

As imagens do seu site devem ter a “cara” da sua empresa e também refletir a mensagem que você quer passar. Por isso, deve-se atentar à qualidade dessas imagens, por meio da escolha da melhor extensão:

  • JPEG – é bom para ser comprimido e possui uma grande quantidade de cores, porém perde na qualidade;
  • GIF – é interessante para chamar a atenção, porém perde na quantidade de cores disponíveis
  • PNG — ganha na qualidade a cada edição e na quantidade de cores, porém perde qualidade na compressão.
Hospedagem de site

4. Comprima as imagens para site antes de utilizá-las

As imagens para site ocupam grandes espaços na hospedagem. Para otimizar esse espaço, uma boa opção é comprimir seus pixels. Assim, a imagem se mantém, porém o tamanho do arquivo é reduzido.

Já conhece a história do E-mail, onde tudo começou?

A compressão pode ser realizada com muita facilidade por meio de sites gratuitos ou programas pagos. Portanto, ao utilizá-las já comprimidas, você economiza seu espaço de hospedagem consideravelmente. Viu como pequenas alterações podem auxiliar você a conquistar uma fatia maior do mercado?

Lembre-se que as imagens para site não precisam ocupar todo o espaço que você tem, mas devem ser agradáveis visualmente para que as pessoas, ao acessar seu site, queiram continuar em sua página. Portanto, utilizando essas dicas, você poderá ver a diferença no seu SEO, na economia de espaço de hospedagem e na visibilidade do seu site!

A Brasil Cloud é uma empresa que fornece as melhores soluções em hospedagem para sites, backup em cloud e muito mais. Conte-nos aqui nos comentários se nossas dicas foram úteis e se você já começou a ver os resultados!

autor erasmo