Hoje vamos abordar um pouco sobre esta linguagem open-source conhecida como Hospedagem Node.js. Dessa forma, iremos dar uma volta desde sua criação até seus benefícios.

Como surgiu a Hospedagem Node.js?

O Node.js, surgiu em maio de 2009. Ryan Dahl seu desenvolvedor, teve sua inspiração quando estava fazendo um upload em um site de carregamento de arquivos.

Esse site não mostrava o status do carregamento do arquivo. Portanto, ele precisava consultar constantemente o servidor web para verificar esta informação (com isto veio o termo server-side).

Dessa forma, o Node.js é considerado um ambiente Javascript para sua execução de modo server-side.

banner-nodejs

Diferença entre o Server-Side e Client-Side:

Um exemplo de server-side é a hospedagem Node.Js, ou seja, são linguagens que são feitas diretamente pelo servidor.

O código é escrito dentro do servidor. Em resumo, o código processa e joga a resposta direto para o navegador, diretamente do servidor.

Já o client-side é basicamente o oposto, o navegador lança a linguagem e a processa por meio do Browser.

Quer saber mais sobre Hospedagem Java da Brasil Cloud? Clique Aqui!

Grande Diferencial da Hospedagem Node.js

Um dos diferenciais que os usuários node mais comentam é o single thread, isto é, ele consegue provisionar para que somente uma thread execute o código da aplicação. Portanto, não é necessário criar thread para cada nova requisição.

A grande jogada é que nas linguagens tradicionais para cada requisição é criada uma nova thread. Em resumo, no node.js existe somente uma thread, chamada de Event Loop, que é responsável por criar novos eventos a cada nova requisição.

Neste formato, podem ocorrer várias operações simultâneas ocorrendo em áreas diferentes.

Quais locais pode ser utilizar o Node.js?

Protótipos e Mocks

Pela leveza e rapidez em conexões externas (exemplo ao servidor externo). Desse modo, pode ser criar mocks e protótipos de APIs com agilidade e rapidez.

Ambientes Escaláveis com Hospedagem Node.js

Recomenda-se para um ambiente com um grande número de acessos simultâneos. Ou seja, você consegue escalar bem sua aplicação sem quedas.

Aplicações com respostas instantâneas

Um exemplo clássico é para um Chat Online, onde a resposta da aplicação precisa ser em tempo real.

Aplicações com NoSQL

A base de dados NoSQL é baseada em JSON. Portanto, a comunicação com o Node.js é bastante intuitiva e de total integração. Isto é um grande diferencial, pois não há necessidade de tratamentos dos dados quando for migrar o objeto para o client-side.