Se a sua empresa está iniciando ou está pensando em dar um passo além no que diz respeito à estrutura de hospedagem, você já deve ter se perguntado qual é o melhor tipo de serviço e de ambiente para o seu negócio. Qual servidor é mais vantajoso para a sua organização? O servidor Dedicado ou a Hospedagem Compartilhada?

Na hora de se decidir por um servidor, é comum surgirem dúvidas sobre a necessidade de personalização de cada estrutura, sobre suas vantagens e desvantagens e seus custos. Portanto, vale ficar atento e pesquisar bastante, pois essa escolha vai afetar diretamente o desempenho do seu site. Em resumo, iremos ajudar você a escolher a melhor opção de estrutura, vamos explicar as diferenças entre o servidor dedicado e o compartilhado. Confira!

Hospedagem compartilhada ou dedicada

Servidor Dedicado

O servidor dedicado é aquela máquina exclusiva que oferece maior poder de processamento e uso de recursos. Geralmente, ele é utilizado por empresas que precisam de configurações de hardware diferentes ou por sites que exigem mais processamento, principalmente sites com diversos acessos simultâneos.

Consecutivamente, com o poder do servidor dedicado, você tem a certeza de que sua empresa conseguirá entregar as páginas para os usuários de maneira eficaz e rápida. Embora, sua companhia conta com a opção de personalizar a configuração da máquina. Outro benefício é a conexão direta e segura para rodar os recursos necessários.

Inegavelmente, a estrutura da hospedagem dedicada é a opção que oferece mais recursos, porém, também é a opção mais onerosa, já que além de arcar com todos os custos da máquina, a empresa precisa contratar pessoal exclusivo para administrar o servidor.

Uma hospedagem dedicada faz toda a diferença na performance do seu negócio e pode ser crucial para o desempenho da sua organização.

Servidor Compartilhado (hospedagem compartilhada)

Em um Servidor Compartilhado, o site/software da sua empresa ficará hospedado em um servidor junto com outros Clientes, compartilhando e dividindo os mesmos recursos. Portanto, essa opção de hospedagem é indicada para pequenas e médias empresas que apresentam um site com um volume baixo de visitas ou boa programação (aplicações que otimizadas que não exigem tanto recursos).

Você sabe o que é Cloud Computing? Clique aqui e veja post completo

O servidor compartilhado oferece para a empresa a oportunidade de escolher somente os recursos que ela vai precisar e de forma personalizada. Afinal, essa opção conta com suporte ao monitoramento e a manutenção do servidor. Por isso, não sendo necessário que a empresa disponha de um técnico focado no gerenciamento da máquina.

A grande vantagem da hospedagem compartilhada é o seu preço, consideravelmente mais barato do que o servidor dedicado. Enfim, a empresa de hospedagem será responsável pela atualização tecnológica e pela segurança dos dados, diminuindo ainda mais o custo da solução.

Ao contrário do servidor dedicado, o servidor compartilhado permite que a sua empresa contrate recursos sempre que houver demanda! Com isso, você não precisa se preocupar com uma estrutura de consumo máximo o tempo todo, já que a do tipo compartilhada permite a escalabilidade. Portanto, tanto o servidor dedicado quanto a hospedagem compartilhada têm suas vantagens e desvantagens.

Caberá a você decidir qual das duas estruturas melhor atende ao seu negócio, mas não se esqueça de que, antes de contratar um serviço, é importante entrar em contato com uma empresa focada na prestação de serviços em infraestrutura para internet.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre o servidor dedicado e o compartilhado, entre em contato conosco! Vamos ajudar você!

autor erasmo