O isolamento social gerado pelo novo coronavírus (Covid-19) causou uma série de impactos no âmbito econômico do País. Contudo, os efeitos da pandemia não foram vistos apenas na economia, mas também no desenvolvimento de novos modelos de trabalho e aprendizado.

Dessa forma, o home office tornou-se uma das medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do vírus, uma vez que trata-se de uma modalidade que visa a execução das atividades profissionais de casa.

Para se ter ideia da proporção do home office, seis em cada dez (59,9%) dos brasileiros aderiram ao trabalho remoto, com o intuito de minimizar os efeitos da evolução do coronavírus. Mas, afinal, quais são as vantagens da prática além de conter o vírus?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá 4 vantagens do home office e como ele pode revolucionar os meios de trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Flexibilidade

Todo profissional, que busca por uma melhor qualidade de vida, precisa contar com horários flexíveis, não é mesmo? Bom, esse é um fator que garante o sucesso do home office entre os adeptos a modalidade.

Nesse sentido, imagine só organizar o seu período de trabalho de acordo com os momentos de maior concentração? Ou mesmo poder conciliá-lo com compromissos pessoais, como ir ao banco e instalar novas câmaras frias? Quem não sonha com isso?

Com isso, vale ressaltar que o home office tem permitido uma maior flexibilidade de horários, o que acaba contribuindo com o aumento da motivação, desempenho e da produtividade do profissional.

arquivo em nuvem

2. Comodidade

Poder contar com horários flexíveis é um fator determinante para adotar o home office, não é mesmo? Mas, vamos além: já imaginou não se preocupar em enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles e não ficar refém do transporte público?

Pois bem, esse é um dos benefícios do home office. Inclusive, é importante mencionar que não se preocupar com o trânsito é um elemento decisivo para reduzir o estresse, aumentar a qualidade de vida e tornar o trabalho ainda mais prazeroso.

3. Qualidade de vida

Não é novidade para ninguém que trabalhar em casa resulta em uma maior qualidade de vida, certo? Isso porque é possível eliminar o estresse presente na rotina e focar os seus esforços em atividades estratégicas.

Além disso, você pode reverter o tempo economizado com o transporte e passar mais tempo fazendo coisas que realmente gosta, como almoçar com a família, brincar com o PET, estudar um outro idioma, ler ou mesmo comprar um novo disco flap!

antispam

4. Redução de custos

A redução de custos é uma vantagem adquirida tanto pelo profissional adepto, quanto pela empresa. Com isso, o colaborador pode diminuir os custos com alimentação e o tradicional ‘’cafezinho’’ no final de tarde.

Em contrapartida, a companhia pode reduzir custos em uma série de áreas, bem como com encargos fiscais, redução de desperdício com matéria-prima, diminuição do uso de moldes de injeção, economia com transporte, aluguel e internet, maior produtividade e vantagens fiscais.

Portanto, nota-se que o home office é uma prática moderna que conquistou destaque por meio da pandemia, mas certamente será o trabalho do futuro em muitas organizações!

Gostou do nosso post sobre as vantagens do home office? Então, compartilhe com os amigos profissionais e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.