Hoje iremos abordar sobre a história do email , que é uma ferramenta fantástica que mudou a humanidade. Porque, simplesmente influenciou o modelo de negócios, que antes era envio de carta física e hoje é o email, ou seja, correio eletrônico.

digitando e-mail manual

O surgimento

A história começou com Ray Tomlinson, um americano que, em 1971, trabalhava como programador. Sobretudo, a ideia inicial era que pessoas conectadas na ARPANet (rede antes de surgir a internet) conseguisse se comunicar uma com a outra através de mensagens.

DICAS ESSENCIAIS PARA ORGANIZAR SUA CAIXA DE ENTRADA!

Por que do termo email?

A ideia foi uma troca de cartas entre usuários, mas de forma online. Em resumo, ter a mesma funcionalidade dos Correios, porém tudo online.

Com isso, veio o nome Email, que o “E” significa eletronic (tradução: eletrônico), já a palavra mail, traduzindo, significa enviar. Ou seja, assim surgiu o correio eletrônico.

enviando email

Evolução da história do Email

Como falamos acima, inicialmente o email veio para ser trocado internamente entre pessoas que estivessem dentro da mesma rede (ARPANet). Com isso, a evolução para internet, trouxe ao email a possibilidade que em qualquer lugar do mundo você pode enviar ou receber mensagens instantâneas.

A ideia inicial era que fosse somente texto escrito no email, por isso o espaço era muito pequeno de cada conta. Já atualmente, os espaços são quase centenas de vezes maiores. Porque você pode enviar texto, planilhas, documentos, vídeos etc.

Em resumo, o correio eletrônico hoje muitas vezes tem sua função corporativa de ser o cartão de entrada de uma empresa, ex: (@nomedasuaempresa), portanto, gera maior segurança, credibilidade e eficiência na troca de informações corporativas.

Antes de fazer e criar o da sua empresa ou o seu próprio mesmo, é importante você observar em qual local a empresa irá armazenar suas informações. Com isso, de preferência sempre empresas que possuem CNPJ e guardam suas informações aqui mesmo no Brasil.