Por mais inacreditável que pareça, a Pandemia do Coronavírus está sendo utilizada por cibercriminosos para enganar e roubar dados de usuários da Internet através de golpes digitais.

Conforme dados de pesquisas que apresentaremos mais a frente, o número de pessoas atingidas por golpes que prometem desde álcool em gel até assinatura na plataforma Netflix, só está aumentando.

Por isso, no texto de hoje, além de apresentar esses dados, aproveitamos para fazer um alerta e mostrar como você pode se proteger. Continue a leitura!

O “Auxílio Coronavírus”

Conforme dados apresentados pela TechTudo, há mais de uma semana tem alguns golpes rodando pelo Whatsapp e que fizeram mais de 2 milhões de vítimas no Brasil.

Tais golpes usam o nome de marcas conhecidas nacionalmente e prometem aos usuários informações em primeira mão sobre a pandemia do Coronavírus, além de álcool em gel, auxílios financeiros e assinaturas gratuitas em plataformas de serviços online. Os referidos dados e pesquisas foram extraídos do dfndr lab.

E como estão funcionando esses golpes digitais?

Pois bem, foram descobertos 19 golpes e 6 aplicativos (APPs) maliciosos que são usados para chegar até os usuários da Internet. Todos eles, para chamar atenção, utilizam de artifícios parecidos entre si, como prometer algum benefício e direcionam a pessoa a clicar em algum link malicioso.

Como por exemplo, em um dos links, a pessoa era direcionada a fazer um teste para saber se estava ou não com o Coronavírus. Em outros casos, utilizavam a doação de álcool em gel ou até mesmo o pagamento de benefício do governo a população, tudo isso para chamar atenção e fazer com que clicassem no link, para então roubar os dados como senhas ou criptografar informações do celular ou dispositivo utilizado para acesso.

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) e os golpes digitais

Isso mesmo, a Anatel nos últimos dias foi utilizada como isca para atrair usuários para um golpe, onde pessoas mal-intencionadas usaram o Covid-19 para oferecer promoções em operadoras de telefonia móvel.

A Anatel alertou que não encaminha links via WhatsApp e nem por SMS, como também não faz promoções e não dá prêmios. Por isso, muito cuidado ao receber esse tipo de mensagem, cheque sempre no próprio site da Anatel para saber se é verídico, antes de clicar ou fornecer suas informações.

Cuidado com as Fake News

Ainda de acordo com pesquisa do instituto dfndr lab, aproximadamente 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram Fake News (notícias falsas) sobre o Coronavírus. E para 43,2% daqueles que foram entrevistados, a maiorias dos boatos vem através do Whatsapp. Vale ressaltar que o próprio Whatsapp criou um site destinado à notícias sobre o Covid-19, para ajudar os usuários a terem acesso sobre informações verdadeiras, como se cuidar, como evitar o compartilhamento da doença, entre outras orientações (Confira aqui).

E como você pode se proteger dos golpes digitais?

Primeiramente, desconfie de qualquer mensagem que chegar para você com conteúdo sensacionalista ou que ofereçam amostras grátis, brindes e principalmente, sempre cheque em fontes oficiais e sites confiáveis se tal informação é verdadeira. Como por exemplo, validar de acordo com o Ministério da Saúde ou jornais.

Não forneça seus dados pessoais em sites e aplicativos que desconheça.

Armazene suas senhas em locais seguros e troque-as periodicamente.

Não abra links desconhecidos.

Mantenha suas definições de antivírus, sistema e firewall sempre atualizadas.

Duvide de e-mails cujo remetente você não conheça ou o assunto seja aterrorizante ou cause estranhamento (ex.: alguém morreu; pague o boleto antes que vença; como ganhar dinheiro fácil; veja as fotos exclusivas de beltrana etc.)

antispam

Dica Extra

O Ministério da Saúde possui um Whatsapp só para dúvidas sobre fake News (61) 99289-4640 e há também o site: https://www.saude.gov.br/fakenews.

Independentemente do assunto, sempre que ficar na dúvida se deve ou não clicar em um link, vale a pena conferir se aquela informação é verdadeira. Pois assim, você estará cuidado dos seus dados e da sua segurança.

Conheça alguns dos produtos da Brasil Cloud que podem ajudar você a manter a segurança da informação da sua empresa, como as nossas soluções de AntiSpam e Backup em Nuvem. Fale com um de nossos consultores.

autora maria