A profissionalização da gestão do seu negócio é essencial para garantir saúde financeira e longevidade a longo prazo. Existem diversos processos que podem aprimorar a gestão de micro e pequenas empresas. Descubra quais são eles neste artigo!

Análise SWOT

análise swot

Já ouviu falar nessa ferramenta? O primeiro passo para melhorar os processos e realizar uma boa gestão do seu negócio é entender bem o seu posicionamento de mercado atual.

Quando você não sabe os seus pontos fortes e fracos, não consegue investir no crescimento da sua empresa de maneira eficaz. Portanto, nesse aspecto, a análise SWOT pode ser uma ferramenta muito útil.

Nesse sentido, esse método propõe que você identifique as principais Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) da sua empresa.

Portanto, coloque no papel todos os produtos, serviços e processos internos que se apresentam como diferencial no seu negócio, as falhas que causam prejuízos visíveis, oportunidades de mercado nas quais você pode investir e ameaças da sua área de atuação. Para traçar suas estratégias.

Utilize o Ciclo PDCA na sua Gestão

ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria de processos e produtos da sua empresa. Para usá-lo, você deve primeiro identificar pontos que merecem atenção — como falta de treinamento dos colaboradores, por exemplo.

A partir disso, crie um plano de ação para atuar na melhoria desse aspecto falho — como promover a capacitação dos seus colaboradores. PDCA significa Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Agir (Action).

Logo, propõe que você planeje, identificando os problemas e propondo um plano de ação adequado. Após essa fase, execute esse plano de acordo com o que foi planejado durante um período de tempo pré-determinado. No momento de verificar, estude os resultados obtidos com a prática do plano de ação. Após essa análise, você deve agir de modo a padronizar o que deu certo e ajustar o planejamento para os pontos que não obtiveram os resultados desejados. Esse processo é um ciclo e, portanto, deve ser colocado em prática sem interrupções, ou seja, de maneira contínua.

Canvas

Canvas é uma ferramenta criada para dar aos empresários uma visão holística e global do seu negócio (Business Model Canvas) ou de um projeto específico (Project Model Canvas).

Consiste em um quadro padronizado com 4 etapas gerais, subdivididas em funções específicas. A primeira área é chamada de “O quê?” e possui subdivisões que permitem pensar na estrutura geral e no porque do seu negócio.

A segunda, “Quem?”, propõe que você reflita sobre quais as principais pessoas e empresas se relacionam com o seu empreendimento.

A terceira área, “Como?”, refere-se aos principais processos e parcerias que fazem parte da sua empresa ou projeto.

Por fim, a quarta é chamada de “Quanto?” e propõe uma reflexão sobre a estrutura de custos e lucratividade do seu negócio.

Sendo assim, a utilização dessa ferramenta permite que você identifique pontos críticos para a sua empresa e tenha uma visão global do seu funcionamento interno e posicionamento de mercado. Dessa forma, você consegue criar planos de ação para ajustar a estrutura ao seu modelo ideal de negócio ou melhorar o seu relacionamento com as pessoas envolvidas.

Gestão com Orçamento Base Zero (OBZ)

OBZ é uma ferramenta que ajuda a cortar gastos desnecessários na sua empresa. Ela propõe uma análise das prioridades da organização e, posteriormente, a determinação de qual quantia mínima necessária para que a empresa opere.

Dessa forma, você consegue limitar o uso dos seus recursos em alguns setores. Porém, é importante que essas decisões sejam tomadas com a participação de toda a equipe para evitar desgastes com os colaboradores.

Assim, quando você utiliza essas metodologias de gestão de micro e pequenas empresas, você é capaz de ter uma visão mais ampla das necessidades, além dos pontos fortes e fracos do seu negócio. Ainda, consegue padronizar processos, o que contribui para a melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.

E se você quiser saber mais sobre como melhorar sua empresa a cada dia, siga a Brasil Cloud nas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedInTwitter YouTube.

autor erasmo