Não há dúvidas de que gerenciar uma empresa é sinônimo de não medir esforços para buscar por novos meios de melhorar a reputação da marca, atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar os lucros, não é? E é aí que manter um blog corporativo mostra-se essencial.

Este canal de comunicação tem a função de estreitar os laços com o público da empresa e melhorar sua credibilidade, trazendo todos os benefícios já citados. Sabendo que há um tempo a Internet se consolida como o ambiente mais imediato, econômico e eficaz de conexão entre empresas e pessoas, ficar de fora desse movimento é fechar os olhos para a modernidade.

Por isso, listamos alguns pontos para você entender melhor a importância dessa ferramenta na estratégia de marketing de sua empresa. Acompanhe!

Autoridade da empresa

Sabemos que são vários os fatores que levam uma pessoa a comprar na marca X (e não na Y): preços mais baixos, benefícios do produto e, principalmente, a reputação no segmento de mercado. Este último está diretamente ligado ao investimento em um blog. Afinal, caso seu negócio mantenha um blog ativo, com conteúdos valiosos postados periodicamente, a chance de o cliente perceber que se trata de uma empresa especialista na área em que atua é grande. Logo, pense e responda: quem não gosta de comprar em companhias especialistas no ramo? Por isso, um blog corporativo transmite mais confiança e segurança para o público efetuar suas compras.

Relacionamento com os clientes através do blog

Não basta criar um blog corporativo e postar textos que sua intuição julga serem interessantes. Os conteúdos publicados devem atender às necessidades do público-alvo. Por isso, há a necessidade de conhecer quem se relaciona com sua empesa, a partir de aspectos como hábitos de consumo, dados demográficos, interesses, profissão, objetivos e outros comportamentos.

Ou seja: os temas, a periodicidade e o tipo de abordagem devem ser definidos depois de um mapeamento do público. Apenas dessa maneira os conteúdos atingirão as pessoas certas, sendo ótimas ferramentas para atrair e fidelizar clientes. Afinal, seu negócio estará sanando as “dores” dessas pessoas.

Visibilidade da marca

Hoje, você pode ter uma dúvida respondida dentro de poucos segundos: basta dar um “Google”, certo? Não é novidade que esse é o site de buscas mais utilizado do mundo. Mas qual é a importância disso? O Google, assim como outros sites de buscas, prioriza  os conteúdos que respondem da melhor forma as dúvidas colocadas no buscador.

Para tanto, é considerada uma série de técnicas de SEO — Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) — como o uso de palavras-chave, o tamanho do material, o URL do link, etc. Isso significa que, quanto mais materiais bem escritos seu blog tiver, mais bem ranqueado nas páginas de resultados ele será e, consequentemente, mais visível sua marca vai ser. A partir disso, sabemos o que virá: mais clientes para a empresa.

Custo-benefício

As estratégias de marketing digital são conhecidas pela facilidade, pela economia e pelo retorno significativo (quando bem aplicadas e monitoradas). Com o blog corporativo, não é diferente: os únicos custos que sua empresa terá serão para manter o domínio ativo e produzir os conteúdos. Um empreendimento exige pesquisa sobre as melhores maneiras de divulgá-lo gastando menos. E o blog corporativo é uma ótima oportunidade para grandes e pequenas empresas que desejam se destacar no ambiente digital.

Bônus: por que o domínio e a hospedagem são fundamentais para um blog corporativo?

Agora que você já conhece a importância dessa estratégia, temos uma dica extra: não deixe de investir em um domínio e uma hospedagem. Isso mesmo. Esses dois aspectos conferem mais credibilidade e segurança para sua empresa no ambiente digital. Isso porque um URL curto, simples e autoral facilita o acesso dos usuários. Já a hospedagem deixa seu blog seguro contra ataques de hackers e evita que sua plataforma fique fora do ar por muito tempo. Gostou de saber mais sobre a importância de um blog corporativo? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

autor leandro