Como já dizia nossa mãe, proteção nunca é demais. E isso vale para sua vida na internet. Hoje em dia é de vital importância, que seus dados sejam protegidos contra pessoas mal intencionadas. Há varias formas de se proteger. Um antivírus em seu computador impede acessos maliciosos de pessoas externas. Um bom navegador te garante acesso protegido contra sites perigoso. Senhas fortes te garantem uma proteção contra agentes invasores. Mas além de todas essas proteções, você pode usar um duplo fator de autenticação ao logar. Assim dificultando ainda mais o acesso de pessoas mal intencionadas.

Como o duplo fator de autenticação promove a proteção no login

Uma forma eficaz de proteção é garantir que seu login de acesso ao e-mail/site/app e software possua mais requisitos além do habitual e-mail/usuário e senha.

Aí que entra o duplo fator de autenticação. Um método de garantia extra de segurança, bastante eficaz e de vital importância para sua segurança online.

O que é o duplo fator de autenticação?

O duplo fator de autenticação (2FA em inglês), é um método de segurança que busca impedir o acesso indevido a seu site ou e-mail. Ele faz isto, adicionando mais uma camada de proteção na hora de realizar o login. Desse modo, verificando autenticidade do mesmo de uma forma mais rígida e segura.

Além da senha de acesso, ao logar, será necessário incluir um código temporário (token), que será gerado por um aplicativo externo na hora de acesso. Esse código fará com que a senha não seja o único meio de proteção.

maneiras de saber se um site é seguro

Como funciona?

O duplo fator de autenticação irá exigir, ao logar, que você informe um código de segurança. Este código é gerenciado por outro aplicativo externo (Authy, Google Authenticator ). Geralmente este programa é configurado em seu celular onde apenas você terá acesso ao mesmo na hora do login.

O login será permitido apenas após a confirmação deste código. Fazendo assim, impossível para qualquer pessoa logar em seu e-mail/site, sem possuir o código em questão.

Como estou protegido?

Essa segurança extra, te protege colocando um bloqueio a mais para pessoas que tentarem logar com suas credenciais. Assim mesmo a pessoa tendo obtido sua senha, ela não conseguirá acessar. Afinal ela não possuirá o token de acesso da dupla autenticação.

Tipos de Duplo Fator de autenticação

Como já citado anteriormente, um dos métodos mais comuns hoje me dia no ambiente corporativo é o duplo fator de autenticação ficar em um aplicativo de celular (authy, authenticator). Porem, há diversas outras formas de gerenciar seu token de segurança. O token de segurança pode vir de varias formas. Sendo assim, por texto/push de notificação ou ligação. Do mesmo modo, há também a confirmação por e-mail. Outra forma seria a pergunta secreta.

Como funciona tais fatores? É bem simples, as autenticações agem da seguinte maneira:

Via texto: Ao realizar o login de acesso, chegará em seu numero de telefone uma mensagem ou ligação, contendo o token de acesso. Assim, ao inserir este código, conseguirá logar com segurança.

Confirmação por e-mail: Outra forma bastante conhecida, é ao realizar o acesso, ser necessário uma confirmação via e-mail. Assim, logo após o acesso, um e-mail será enviado a você. Como resultado deste e-mail, haverá um código ou um link para confirmação de acesso.

Pergunta secreta: Desta forma, assim que realizar acesso. Será necessário responder uma pergunta pré-estabelecida anteriormente. Assim, a resposta para está pergunta é a mesma que usou no momento da criação da autenticação dupla.

Por fim, não há um método correto de se utilizar. Cada método possui suas vantagens e desvantagens. Ficando assim a critério seu escolher qual melhor lhe convém. Caso tenha alguma duvida, fale conosco em nosso CHAT ONLINE, estaremos dispostos a lhe ajudar.

assinatura Lucas Ferreira