O uso do Data Center Virtual ou SDDC: Software-defined data center está cada vez mais comum dentro de muitas empresas. Principalmente porque sua principal característica é funcionar de forma eficiente oferecendo uma série de benefícios por menos custos e em menor tempo.

Hoje, além de comum, a adoção da virtualização do data center é vital. Isto é, por causa da crescente demanda decorrente do fluxo de dados empresariais. As instituições passaram a reconhecer a necessidade de estruturas melhores e mais complexas para dar conta de todo armazenamento.

E em um mercado tão competitivo, ficar para trás não é uma opção. Caso você concorde com essa afirmação. E ainda não sabe quais são os benefícios desta solução, está na hora de conhecer todos eles! Mas antes, acompanhe os tópicos abaixo:

  • Para que serve um Data Center Virtual?
  • Maiores problemas com a infraestrutura
  • Benefícios Data Center Virtual

Para que serve um Data Center Virtual?

Como citado, o Data Center Virtual (ou DCV) é a virtualização do sistema corporativo. Isto é, para que ele opere de forma unificada como se os servidores estivessem fisicamente no mesmo local.

Ele serve para tornar a infraestrutura de TI mais flexível, mais rentável, mais automatizada, escalável e mais conectada. E, além de operar de forma onde a integração de todos os recursos (computação, rede, armazenamento) ficam disponíveis a cliques de mouse, o Data Center Virtual proporciona mais segurança ao sistema, pois são arquiteturas robustas alojadas em um Data Center Tier III.

Maiores problemas com a infraestrutura

Entender os problemas com a infraestrutura ajuda a perceber a importância dos benefícios do Data Center Virtual. E trata-se de problemas mais recorrentes do que você imagina.

A maioria das entraves são consequências do acúmulo elevado de sistemas. Isto é, causado pelo investimento empresarial em diferentes softwares e hardwares. Isso pode gerar falhas na segurança, problemas de comunicação entre os sistemas, refrigeração inadequada e atribulação na gestão do ambiente.

Mas a adoção do DCV pode dar conta desses problemas? E de outros? É o que você vai ver no próximo tópico!

Benefícios

Empresas de todo tipo e de todo porte podem aproveitar os benefícios do Data Center Virtual. Alguns deles são:

  • Redução de custos gerais e de estrutura física: O Data Center Virtual não exige vários servidores por sistemas. Nem instalação elétrica nem uma locação. Assim sendo, não há custos extras com recursos novos ou espaço físico;
  • Escalabilidade operacional: O DCV terá a configuração necessária para o seu negócio. Isso quer dizer que os recursos serão ampliados ou reduzidos de acordo com a demanda;
  • Mais segurança para as operações e para os negócios: O DCV oferece avanço em estruturas. Mas também em ferramentas robustas que fazem a recuperação de dados e segurança. Dessa forma, as empresas ficam menos vulneráveis a acidentes ou hackers;
  • Redução de indisponibilidade de serviço: O DCV permite que tarefas cotidianas ocorram sem nenhuma parada do sistema. Isso faz com que a empresa mantenha a produtividade.

Com a Brasil Cloud, esses e outros benefícios serão parte da sua empresa. Basta preencher o formulário. E em seguida, elaborar sua proposta de transformação digital!