Atualmente, estar um site seguro é um dos principais requisitos que os usuários e clientes observam para continuar navegando e realizarem suas transações financeiras. Então, se sua empresa ainda não aderiu a esses recursos de segurança, pode ser uma boa, começar pelos Certificados de Segurança. Não só por passar maior confiança e credibilidade a quem o acessa, mas também para garantir o cumprimento de normas relacionadas à proteção da informação.

Por falar em certificados de segurança online, existem 5 diferentes tipos diferentes de Certificados SSL (Secure Socket Layer). E no artigo de hoje vamos falar sobre quando cada um é recomendado e suas principais vantagens. Confira a leitura, vale a pena!

O que é SSL?

Trata-se de uma ferramenta usada para criptografar informações, cujo objetivo principal é a proteção das informações, sejam pessoais ou sigilosas no meio online. Assim, com o uso do SSL em sua página web, o endereço passará a ser exibido a quem acessa com HTPPS, além de aparecer os dizeres “Seguro” e a imagem de um cadeado, às vezes verdinho. Como na imagem abaixo.

Certificados de Segurança

Esse cadeado quando presente não permite que intrusos vejam o que está sendo feito ali online pelo usuário. O que deixa a conexão protegida e segura. Tal tipo de Certificado de Segurança previne de ataques hackers, como também o roubo de informações, seja de dados de cartão de crédito, banco, CPF, login e senhas, dentre outros.

certificado de segurança

Além de proteger, ter o certificado SLL contribui para impulsionar no ranqueamento no Google e podem aumentar a taxa de conversão, visto que as possibilidades de alguém comprar no seu site se estiver protegido crescem exponencialmente.

ssl

Pois bem, agora que você já se familiarizou com o termo. Conheça os 5 tipos de Certificados de Segurança SLL e seus benefícios:

1 Domain Validated (DV SSL)

Em português, Validação de Domínio, é, dentre as opções, o mais conhecido e econômico. Em relação ao patamar de segurança é básico, servindo para confirmar e validar o nível de confiabilidade do domínio. Ou seja, o nível de criptografia fornecido também é básico, esse tipo de certificado pode ser emitido rapidamente. geralmente alguns serviços de hospedagem de site já vem incluso. Aconselha-se o uso em sites mais simples ou blogs pessoais.

https brasil cloud blog

2 Organization Validated (OV SSL)

Já esse Certificado, refere-se à Validação da Organização. Vai além de criptografia e os aspectos visuais (como o cadeado verde) que permitem identificar que a empresa possui a certificação e existe. Em relação às demais, esse certificado é nível intermediário. E o nível de confiabilidade é superior ao certificado anterior. Lembrando que essa Certificação aqui, faz além da validação do domínio, também a verificação das informações da empresa.

Assim, é uma maneira de autenticar tanto a segurança online, quanto a real existência da instituição e sua integridade. Recomenda-se para empresas de pequeno porte que estão iniciando no mercado digital e e-commerce. Já que passa a certeza ao cliente de que se trata de uma empresa de verdade, com endereço comprovado e dados validados.

Registro de domínio

3 Extended Validation (EV SSL)

Já o Certificado de Validação Estendida é indicado para empresas e lojas virtuais de portes grandes ou também que sejam muito conhecidas, grande volume de acessos. Essa certificação é a mais completa. Para poder emitir esse certificado, realiza-se a validação de dos dados mais importantes da empresa, como o CNPJ, a razão social, o endereço, e claro, o domínio.

Dessa forma, dentre os Certificados de Segurança SSL, esse é considerado o com maior grau de confiabilidade. Pois, além de mostrar o cadeado verde, também é evidenciado na URL antes do domínio o nome da organização. Tal menção passa transparência e maior credibilidade ao usuário.

4 Multi-Domain Certificate

Refere-se a um Certificado de Multi-Domínios, quem opta por ter um desse por ter até 100 domínios ou subdomínios distintos. Indica-se para organizações que possuem domínios .com e .com.br, como também grandes empresas que têm outras abaixo delas e precisam ficar registrando domínio para cada marca. Ao se contratar essa modalidade, a empresa evita de ter que adquirir uma certificação para cada domínio que ela possui.

5 SSL Wildcard

Se sua empresa possui diversos subdomínios, esse é o tipo ideal de Certificação de Segurança. Exemplos de subdomínios: blog.dominiodaempresa.com.br ou loja.empresasua.com.br, dentre outros. Nesse modelo de certificado é permitido que todos os subdomínios seja incluídos sem que aja um custo a mais por isso. O que assegura proteção dos dados quando há trocas de informações entre os usuários e cada subdomínio.

Agora que você já conhece os Certificados de Segurança, veja qual o melhor para o seu site e garanta a proteção dos seus dados e de seus clientes. Aproveite para conhecer mais as Cinco Vantagens do Armazenamento e Nuvem.

autora maria