Certamente você já deve ter ouvido sobre a importância do endomarketing no ambiente corporativo, não é mesmo? Afinal, trata-se de uma ferramenta que visa promover um espaço de trabalho agradável, motivador e muito mais satisfatório para a equipe.

Por isso, podemos afirmar, com segurança, que toda empresa que deseja crescer de forma sustentável precisa contar com os recursos oferecidos pelo endomarketing. Com isso, além de aumentar a produtividade, é possível obter bons resultados de forma contínua.

Dessa forma, o endomarketing garante a motivação das principais peças produtivas e lucrativas da empresa: os colaboradores. Dentro dessa estratégia, o principal objetivo é alinhar a equipe para que todos busquem atingir os objetivos da organização.

Pensando na importância do endomarketing nos dias atuais, preparamos este post. Nele, você verá 4 formas simples de aplicar essa ferramenta no ambiente de trabalho e tornar a sua marca ainda mais produtiva. Continue lendo e descubra!

1. Invista na capacitação dos colaboradores

Não é novidade para ninguém que os colaboradores são elementos fundamentais para a linha de produção. Por isso, é de extrema importância investir recursos na capacitação individual de cada um, a fim de contribuir com o crescimento coletivo da equipe.

Nesse sentido, o gestor tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento e crescimento do time. Com isso, não meça esforços para promover cursos, eventos de moldes de injeção, workshops e seminários para melhorar a performance corporativa.

Outra saída interessante é levar especialistas no assunto para ministrar palestras ao público interno. O ideal é promover o desenvolvimento de todas as áreas, integrando as equipes e ampliando as formas de capacitação.

arquivo em nuvem

2. Aposte no bom humor no ambiente de trabalho

Embora pareça óbvio, criar um ambiente de trabalho agradável é uma das premissas do endomarketing. Assim, um clima organizacional positivo pode contribuir com o engajamento dos colaboradores e, por consequência, motivá-los.

Além disso, a grande maioria dos trabalhadores passam cerca de 8 horas no ambiente de trabalho, por isso, é necessário aplicar ações para que esse período seja agradável. Tomar um café ou oferecer um bom dia para a equipe já é uma ótima iniciativa.

O gestor pode, inclusive, elogiar o trabalho dos colaboradores ou até mesmo fazer um comentário agradável sobre o novo corte de cabelo do funcionário da produção. Isso vale para qualquer nicho, até mesmo empresas de moinho de milho.

3. Faça eventos internos

Existem inúmeras técnicas e alternativas para aplicar o endomarketing. Uma das mais assertivas é promover eventos internos. Com isso, é possível integrar as equipes, criar vínculos emocionais e motivar os colaboradores. Você pode, por exemplo:

  • Realizar festa junina;
  • Gincanas;
  • Comemorar o aniversários dos funcionários;
  • Fazer festas de fim de ano;
  • Proporcionar momentos para meetups com diversos temas, inclusive tela de arame e outros assuntos do interesse do grupo;
  • Entre outras opções.

4. Pratique o feedbacks

Por fim, imagine só passar anos em uma empresa e não saber como o seu trabalho está sendo avaliado? Pois é, daí podemos destacar a importância do feedback. A falta de respostas pode ser ruim, afetando diretamente o rendimento dos profissionais.

Por isso, é interessante que os gestores façam reuniões periódicas para oferecer um retorno a equipe. É possível, por exemplo, realizar reuniões a cada 15 dias para elogiar o desempenho dos profissionais e motivar aqueles que não estão engajado.

Gostou do nosso post sobre como usar o endomarketing para aumentar o desempenho? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.