Enquanto há alguns anos atrás, a maioria das pessoas e empresas temiam a tecnologia do armazenamento em nuvem, hoje em dia esse tipo de sistema já faz parte da vida de todos.

E podemos comprovar isso: pesquisas recentes mostram que 79% das organizações já utilizam a nuvem de forma regular para executar as suas atividades profissionais.

Enquanto algumas dessas organizações ainda estão em seu estágio inicial, outras realizam a maior parte dos processos de forma online

Basicamente, o armazenamento em nuvem se consiste em adicionar e armazenar qualquer tipo de arquivo em um servidor online. Por sua vez, esse servidor pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o usurário tenha uma conexão com a internet.

Além de armazenar, esses sistemas também contam com documentos que podem ser criados na própria plataforma. Word, Excel e PowerPoint online são exemplos de documentos que você pode ter apenas por utilizar o Google Drive, por exemplo.

Por essa razão, apesar da insegurança que muitas empresas ainda têm em relação a armazenar arquivos importantes, a tendência é que os sistemas de armazenamento tomem conta de todos os arquivos no futuro.

E isso em razão de todas as suas vantagens. Nós elaboramos este conteúdo para te mostrar todos os benefícios do armazenamento em nuvem, por isso, continue nos acompanhando!

1. O custo de armazenamento em nuvem é mais baixo

A primeira vantagem do armazenamento em nuvem é que esse sistema demonstra um excelente custo-benefício.

Ele pode ser utilizado de forma gratuita para pessoas e empresa. E se você vende uniforme nr10, por exemplo, e precisa utilizar uma grande quantidade de espaço, é possível ter um sistema de armazenamento ilimitado!

No Google Drive, por exemplo, isso ocorre por meio da contratação do Google G Suite Business.

2. Compartilhamento e sincronização

Se antigamente, para realizar um trabalho em conjunto, era necessário várias pessoas estarem presentes no mesmo local, com o surgimento do armazenamento em nuvem, agora é possível acessar um mesmo documento por meio da internet e compartilhá-lo com quem achar necessário.

Com esse sistema, você cria seu próprio documento e ainda define se outro usuário pode editá-lo no mesmo momento, ou até mesmo apenas visualizar o documento, oferecendo mais privacidade e segurança.

Se sua empresa desenvolve projetos de isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo, com o armazenamento em nuvem, esse tipo de atividade pode ser feito até mesmo a distância, atribuindo diferentes tarefas e trabalhando em conjunto!

arquivo em nuvem banner

3. Máximo de segurança

E não podemos deixar de falar que um sistema de armazenamento em nuvem reconhecido também é extremamente seguro.

O Google Drive, uma das ferramentas de armazenamento em nuvem mais populares. Possui uma série de mecanismos para garantir que os seus documentos sempre estejam seguros.

Se sua empresa trabalha com molde de injeção de plástico, por exemplo, e precisa compartilhar algum documento dentro do sistema do Google, assim, é necessário estar logado com sua própria conta.

Dessa forma, todos os arquivos estarão sempre seguros e controlados, e a empresa terá mais facilidade em gerenciar e editar os arquivos necessários!

Agora que você já sabe como o armazenamento em nuvem é vantajoso para sua empresa, o que está esperando para aderir a essas ferramentas e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.