Muito se tem ouvido falar sobre a importância das redes sociais para marcas e empresas nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma ferramenta valiosa para conquistar o público-alvo, interagir com os usuários e construir uma boa relação entre empresa-consumidor.

Para se ter uma ideia da relevância das redes na sociedade contemporânea, uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira utiliza as redes sociais. Essa porcentagem representa 140 milhões de usuários.

Assim, qualquer empresa que deseja ter uma presença de sucesso na internet, precisa contar com as redes sociais. No entanto, muitas marcas não sabem como utilizar esse recurso e na maioria das vezes o problema é um só: a falta de planejamento estratégico.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, profissional, a elaborar uma boa estratégia de marketing nas redes sociais. Neste conteúdo, você verá 4 passos simples para ter sucesso nas plataformas. Continue lendo!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para utilizar as redes sociais é fazer um bom planejamento. Afinal, de nada adianta criar uma série de perfis e páginas, se não há um plano de negócios prévio para servir como um guia para suas estratégias. Isso em qualquer nicho, como moinho de milho.

Nessa etapa, é fundamental avaliar o seu público-alvo, bem como suas características e hábitos de consumo. Claro que a parte prática é muito mais atrativa do que o planejamento estratégico, mas sem ele, você irá desperdiçar tempo e recursos.

arquivo em nuvem

2. Defina os objetivos

O próximo passo para implementar uma estratégia de marketing para redes sociais está relacionado com a definição dos principais objetivos da sua marca. Em resumo, é preciso definir o que você espera da mídia. É comum observar:

  • Exposição da marca: fazer com que seu negócio seja visto pelo público;
  • Geração de tráfego: gerar tráfego qualificado para o site ou blog;
  • Geração de leads: criação de interesse genuíno pelos produtos e serviços da sua marca;
  • Vendas: esse é o objetivo final da maioria das empresas que investem nas redes sociais. Com isso, as ações visam exclusivamente a venda de um determinado produto ou serviço, como locação de empilhadeira.

3. Escolha os canais

Antes de mais nada, é necessário se questionar: há necessidade da sua marca atuar em todas as redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin ou até mesmo o WhatsApp? Bom, provavelmente não!

Se o público-alvo do seu negócio não está presente em todas estas redes, manter uma presença ativa nestes canais será um desperdício de tempo, investimento e recursos. Por isso, é importante avaliar em quais realmente vale a pena apostar.

Contudo, com as ferramentas adequadas e algumas pesquisas de mercado, é possível identificar em quais redes sociais o seu negócio realmente precisa investir. Isso porque cada rede social possui uma característica específica e seu público próprio.

antispam

4. Produção de conteúdos

Por fim, é quase impossível falar sobre como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais e não mencionar a importância da produção de conteúdos. Isso vale para qualquer estratégia, como aumentar as vendas de tarugo de alumínio.

Afinal, hoje os consumidores não querem mais receber promoções e descontos, mas sim consumir conteúdos relevantes e atrativos. Com isso, é possível não só entregar valor ao público, como também construir uma boa relação entre marca-cliente.

Portanto, crie conteúdos para alimentar o seu feed e não esqueça de adaptá-los para as demais plataformas.

Gostou do nosso post sobre como elaborar uma estratégia de marketing para redes sociais? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais