Descubra quais são as métricas de marketing que você deve acompanhar em seu dia a dia para ter um controle dos resultados do seu negócio.

As métricas são utilizadas principalmente para medir os resultados de campanhas criadas para o marketing de uma determinada empresa. Dessa forma, são através delas que você pode descobrir qual o impacto das metodologias escolhidas nos resultados finais da sua marca. 

Mas você sabe de fato, quais são as métricas mais importantes que você deve se atentar?

Existem diversos números disponíveis para que você acompanhe, porém, dentre essas opções, existem as métricas que de fato, transmitem alguma mensagem que auxilie em suas estratégias e objetivos de campanha. 

Neste texto você vai descobrir quais são elas e como acompanhá-las. Confira!  negócio.

As principais vantagens das métricas

As métricas são responsáveis por mensurar o desempenho de uma campanha específica ou até mesmo, o trabalho de divulgação como um todo. Sendo assim, são através delas que decisões importantes são tomadas sem usar o achismo. 

Por exemplo, se durante uma análise de métricas de uma página de odontologia, é descoberto que a palavra chave aparelho ortodôntico transparente possui melhor relevância, os futuros posts que estavam programados com o termo aparelho transparente, serão modificados para que obtenham bons resultados.

Por isso, ao contrário do que a maioria pensa, se deve analisar as métricas a todo momento, do início ao fim. 

Descubra quais são as principais vantagens das métricas quando o assunto é o Marketing Digital: 

  • Descoberta dos pontos altos e baixos de uma campanha; 
  • Ajuda em decisões e investimentos; 
  • Aprimoramento de estratégias futuras;
  • Identificação do ROI de forma mais precisa e objetiva;
  • Possibilidade de aumento da taxa de assertividade.

Mas afinal, quais métricas eu devo acompanhar?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de fazer o acompanhamento das métricas, que tal descobrir quais são 3 os principais indicadores que você deve se atentar? 

Leads

Os leads aqueles usuários que chegam até o seu blog ou página e estão tão imersos em seu conteúdo que oferecem dados como e-mail e telefone para contato em troca de um material que você irá disponibilizar futuramente. 

Imagine que uma pessoa está em busca por “clareamento dental valor” e encontrou um artigo em seu blog que dá diversas informações sobre clareamento dental e procedimentos odontológicos em geral. 

Ao fim, ela pode ficar tão interessada pelo seu serviço que pode até assinar a sua newsletter. Ou entrar em contato com algum consultor para pedir um orçamento sobre este procedimento em específico. E até mesmo de outros, como por exemplo, restauração de dente quanto custa

É importante identificar quais canais que são mais eficientes na geração de Leads. Dessa forma, você consegue identificar quais as melhores formas de gerar um maior número de Leads e descobrir quais os canais que não estão tendo bons resultados para que haja uma melhoria. 

Visitantes

O número de pessoas que visitam o seu site se mostra pela taxa de visitantes. Isto é, esta métrica identifica a quantidade de pessoas que chegam até você, independentemente da quantidade de vezes que elas acessaram o seu endereço. 

É preciso se atentar e acompanhar o crescimento deste número. Afinal, se um site mantém os mesmos números de visitantes durante um longo período de tempo, é preciso criar uma estratégia de prospecção e atração. 

Hospedagem de site

Vendas

Para o negócio, essa costuma ser a métrica mais importante. Afinal, todos desejam vender e obter lucro, não é mesmo?! 

Muitos não a consideram como uma métrica de marketing. Mas apenas ao analisar o volume de vendas alcançado a partir de ações de marketing é possível mensurar o valor das estratégias colocadas em prática. 

Cuidado com as métricas de vaidade

Existem alguns dados que servem para fazer com que os olhos das pessoas brilhem – por isso o nome. Elas não provam de forma efetiva se o Marketing Digital auxiliou na geração de oportunidades de negócio. Algumas dessas métricas são: o número de seguidores e o número de visualizações em publicações. 

Assim, imagine que um determinado vídeo alcançou um número de 10.000 visualizações. Em primeiro momento, é possível acreditar que foi um ótimo resultado. 

Porém, ao isolar este dado, não é possível saber se vídeo foi visto por 10 ou 10.000 pessoas. Entende como é apenas um volume e não uma informação? 

O mesmo serve para o número de seguidores. De forma isolada, por mais que a página tenha milhares de seguidores, não quer dizer que todas essas pessoas de fato, são consumidores e geram leads. 

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são as principais métricas do seu negócio, comece a pesquisar quais as ferramentas mais se encaixam no que você procura. 

Já existem diversas opções que disponibilizam os dados de maneira simples e de fácil entendimento. Uma das mais famosas dentre elas é o Google Analytics. Pesquise a que mais fizer sentido para você e comece a utilizá-la para alavancar o seu negócio! 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal