Ataques hackers podem acontecer a qualquer momento e de diversas formas diferentes. Nesse artigo iremos falar mais sobre um desses ataques, para ser mais exato, iremos falar sobre o que é e como se prevenir do ataque de força bruta ou Brute Force.

Como funciona e para que serve o Brute Force

Brute Force é um ataque “Hacker” usado para tentar descobrir a combinação certa de uma senha, tentando várias combinações diferentes. O ataque pode ser feito de forma manual, colocando as senhas uma por vez até que a verdadeira seja encontrada.

A forma mais usada para fazer esse tipo de ataque, acontece por meio de programas que utilizam bibliotecas pré definidas e personalizáveis. Dessa forma, ele irá começar a testar várias senhas podendo chegar a centenas de senhas por minuto ou até mais. Alguns dos programas mais conhecidos para essa tarefa são: Brutus, Medusa, Jhon the Ripper e entre outros.

Como se defender do Brute Force

Como se prevenir? Existem algumas defesas que podem ser utilizadas, como por exemplo: senhas fortes que não estão relacionadas com dados pessoais, senhas longas com caracteres especiais, letras maiúsculas e números. Outra forma de se manter seguro seria alterar esse senha depois de algum tempo de uso, ou seja, atualizar ela com o tempo.

Porém, essas são as formas básicas que um usuário pode tomar para se prevenir, agora vamos partir para uma etapa mais profunda de proteção. Uma forma bastante eficaz é limitar a quantidade de tentativas que um usuário pode errar sua senha.

A utilização de autenticação de dois fatores é um método bastante eficaz contra esse sistema de invasão. Pois, confirma se o usuário realmente tem acesso a aplicação com a chegada de uma confirmação no dispositivo escolhido pelo usuário.

Por fim, o sistema Captcha funciona como um “desafio e resposta”, ou seja, ele poderá exibir uma sequência de caracteres para ser reescrita, ou então fazer com que o usuário separe determinadas fotos de uma pequena coleção.

Nós da Brasil Cloud nos importamos com você!

Com o passar do tempo cada vez mais sistemas como e-mails, hospedagem de sites e entre outras tecnologias pedem por uma proteção de ponta. O ataque de força bruta pede algumas prevenções e foi pensando nisso que tomamos algumas medidas para prevenir esses ocorridos.

Começamos adicionando o bloqueio por excesso de erros na senha, implementamos um painel de monitoramento que irá lhe mostrar caso ocorra algum acesso suspeito em sua conta e nossa equipe também estará sempre de prontidão para agir caso algo saia da normalidade.

Mas fomos além e implementamos o sistema de captcha para uma proteção ainda mais robusta, mas proteção nunca é de mais e como buscamos sempre trazer o melhor para nossos clientes também temos o sistema de dupla autenticação.

Espero que você tenha eliminado todas as suas dúvidas. E lembre-se!
Estamos sempre à disposição de vocês.