Transmitir conteúdo para o público-alvo através de um blog corporativo é uma alternativa muito utilizada atualmente. Por agregar uma série de benefícios para a empresa, tanto relacionados a vendas em si, quanto ligados a questões de relacionamento e visibilidade. Nos dias de hoje, mais de 65% das empresas utilizam o blog como principal estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, podemos afirmar que estar presente no mundo digital deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito, independentemente do tamanho do seu negócio.

Por isso, nesse artigo vamos abordar algumas das vantagens de se fazer uso desse serviço e te dar algumas dicas para construir um blog corporativo capaz de destacar sua empresa do mar de concorrentes. Confira:

O Blog Corporativo Aumenta sua visibilidade na rede

Uma das atribuições principais de um blog, junto de um site e das redes sociais, é tornar-se uma espécie de “vitrine” do negócio. Mostrar ao interessado qual o nicho de atuação, e de que forma as necessidades de seu cliente são abordadas, são algumas das funcionalidades de um blog.

Por isso, é fundamental manter-se atualizado nas tendências do mercado. Mostrar que sua empresa está por dentro da evolução do negócio. E mais do que isso, poder proporcionar ao potencial cliente uma experiência de compra diferenciada.

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Potencializa seu relacionamento com o cliente

Por falar em potenciais clientes, uma outra vantagem de destaque no uso dos blogs corporativos é a potencialização do relacionamento com eles. Além de ser uma ferramenta que permite explorar diferentes formas de interação, como comentários, compartilhamentos e contato direto com a empresa, os blogs são um gancho para impulsionar a realização de ações de fortalecimento de laços, como seguir nas redes sociais ou assinar uma newsletter.

Por ser uma forma de aproximação com o público-alvo, é essencial que o blog corporativo, assim como as demais plataformas de representação virtual da empresa, mantenha um canal aberto, disponível para responder com agilidade e de forma acessível a todos os comentários e dúvidas dos leitores.

Consolida sua marca como autoridade

Então, entramos em um outro ponto-chave para a administração de um blog corporativo: o marketing de conteúdo. Não basta, no entanto, apenas criar a plataforma, publicando conteúdo obsoleto, desinteressante ou distante do leitor. O que diferencia um bom blog é justamente a forma como é conduzido o cronograma de conteúdos. Sendo assim, informações relevantes, detalhadas e com bons links internos e externos ajudam a construir a reputação da marca, tornando-a referência de pesquisa e indicação, e consolidando-a como uma autoridade no segmento. Fazer negócios com uma marca que possui credibilidade e autoridade é o sonho de qualquer cliente, não é mesmo? Pois então, lembre-se de investir esforços no fortalecimento desse quesito e multiplique seus resultados!

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Mas como criar um blog corporativo?

Em seguida, agora que você já sabe que um bom blog corporativo pode te apoiar na obtenção de mais e melhores resultados para sua empresa, que tal começar a montar o seu? Se liga nas dicas que separamos para você:

  • Estruture um “esqueleto” de sua página, lembrando-se de focar na experiência do usuário. Botões acessíveis, campo de busca de fácil alcance e ferramentas de análise de dados para o administrador devem fazer parte da base da página;
  • Crie persona(s) adequada(s) ao seu negócio e estabeleça a linguagem ideal para atingi-las;
  • Lembre-se de utilizar critérios de SEO na produção de seus conteúdos, para mantê-los bem avaliados nos mecanismos de pesquisa e ao alcance de seu futuro cliente.

Desenvolver um blog corporativo e, em seguida, alimentá-lo com conteúdo rico e relevante é uma das vertentes que compõem um bom marketing de conteúdo. Portanto, se você ficou curioso para conhecer as outras frentes de ação dessa estratégia, descubra como utilizar o marketing digital para pequenas e médias empresas.

autor leandro