Você sabe como funciona o Backup em Nuvem, também conhecido como Cloud Backup? Antes de nos atermos ao seu conceito, é fundamental que entendamos a verdadeira importância das chamadas “cópias de segurança” de arquivos — vulgo “backups” —, a ponto de justificar o investimento em soluções, ferramentas e tecnologias mais robustas para tal. Portanto, tomemos como base o retrato da realidade nas empresas que dependem da Tecnologia da Informação para assegurar o funcionamento e a competitividade do negócio.
Imagine que sua empresa acabou de sofrer um ataque hacker que inviabilizou o acesso à todas as suas informações. O que você faria?

frustrating

Pois bem, a questão da segurança da informação atingiu níveis alarmantes devido à ataques de ransomware — os quais, segundo pesquisas recentes, fazem 1 vítima a cada 40 segundos. A solução para o próprio crime de extorsão praticado pelos crackers que agem a partir do ransomware — criptografando os dados, bloqueando-os (muitas vezes, corrompendo-os) e sequestrando-os —, acaba sendo recorrer ao backup.

Afinal, esse é hoje o único meio de manter a informação protegida na sua plena integridade, uma vez que nada mais é que ter salvo a cópia dos arquivos. Entretanto, diante de ameaças tão bem desenvolvidas e arquitetadas, é preciso mais do que soluções convencionais de backup. E é aqui que entra o Backup em Nuvem. Sendo assim, veja, a seguir, o por que investir em tecnologias robustas como essa é uma solução bastante viável para resolver o problema!

segurança Backup em nuvem

Por que “apostar” no Backup em Nuvem?

Destacamos o termo “apostar” por razões óbvias: não estamos falando de atirar no escuro ou depender da sorte. Na verdade, o Cloud Backup é uma sofisticada solução para assegurar que as cópias de segurança sejam feitas na frequência adequada, e os arquivos armazenados em ambientes altamente protegidos.

Mas o que é, afinal, Cloud Backup ou melhor, Backup em Nuvem? Trata-se de uma tecnologia de backup desenvolvida em cloud computing (computação em nuvem). Isso significa, na prática, que todos os arquivos copiados são salvos na nuvem. Assim, aliado a comodidade de acesso às camadas de segurança presente na infraestrutura cloud. Diferentemente dos backups comumente feitos — como a gravação de dados em dispositivos físicos —, o Cloud Backup oferece, entre tantas vantagens, o recurso de automação. Ou seja, em vez de realizar backups manualmente, correndo o risco de sofrer com falhas humanas, todos os dados importantes gerados são automaticamente salvos na nuvem.

maneiras de saber se um site é seguro

Retomando a perigosa ameaça de ransomware, somente um sistema de backup preciso e eficaz — como na nuvem — pode impedir que, em meio ao ataque, dados sejam perdidos. Isso porque todos eles foram copiados antes que se concretizasse a criptografia causada pelo ransomware. O mesmo dificilmente ocorreria nos backups comuns — isso, de fato, é apostar na sorte. Bom, agora que o conceito de Cloud Backup foi devidamente apresentado, que tal explorarmos melhor as suas vantagens?

Os 5 principais benefícios do Backup em Nuvem

1. Multiplataforma

Uma boa solução de Backup em Nuvem tem a capacidade de atender a sua empresa independentemente dos sistemas operacionais utilizados no ambiente computacional. Portanto, em poucas palavras, o backup funciona em sistemas Windows, Windows Server, Linux e Mac.

2. Intuitividade

Por mais sofisticada que seja a tecnologia, os painéis de gerenciamento costumam ser bem intuitivos, sem requerer conhecimentos avançados por parte de quem administrará o software.

3. Segurança

O nível de segurança de Data Centers é sinônimo de excelência. Com dados devidamente criptografados e armazenados em ambientes cujos mecanismos de segurança são altamente rigorosos, a sua empresa poderá contar com o que há de melhor em proteção.

Backup em Nuvem seguro

4. Data Center

A qualificação pela qual passa o Data Center para obter as certificações necessárias para ofertar um alto desempenho é, sem dúvidas, um detalhe que deve ser considerado. As certificações Tier, por exemplo, asseguram a capacidade do Data Center para fornecer o serviço.

5. Escalabilidade do Backup em Nuvem

Sendo assim, com a infraestrutura escalável, não importa o quanto a demanda por recursos computacionais cresça: a sua empresa os terá à disposição imediatamente, pagando somente pela capacidade que utilizar. Por fim, todos esses benefícios reunidos são uma exclusividade do Cloud Backup. O que credencia a solução como a mais completa, ideal para empresas que buscam excelência em segurança e economia de custos.

backup em nuvem banner

Então, se você gostou do post e quer proteger o bem que você tem de mais importante hoje em dia: suas informações e dados. Saiba que nós da Brasil Cloud oferecemos o que há de melhor em serviços de Cloud Backup, além de outros relativos à infraestrutura de TI, dispondo de Data Centers localizados no Brasil (garantindo maior velocidade) e com certificações Tier III. Entre em contato e conheça os nossos diferenciais exclusivos!