Backup em Nuvem

Backup é importante para a integridade de qualquer empresa, para facilitar esse processo existe a opção de automatizar o backup, onde é descartado todo processo maçante para iniciar a cópia de dados das empresas e é criado um plano para realização

Importância dos Dados

Dados são apenas registro de valores atribuídos, no entanto, eles guardam informações muito importantes de pessoas e empresas. Do mesmo modo, a perca desses dados causam problemas gigantescos para a empresa. Por isso é sempre importante realizar a cópia de segurança dos dados para manter a integridade da empresa.

Automatização do Backup

O Backup é uma cópia de segurança dos dados de máquinas locais para um armazenamento em servidores e entre outros, para que se necessário, sejam fáceis de recuperar os dados.

Quando o backup é feito de forma manual, sempre é necessário que alguém inicie a cópia dos dados. Dessa forma, como a ação é feita por uma pessoa, pode ter erros e descuidos e causar futuras “dores de cabeça” para a empresa.

Para evitar problemas e erros naturais, a melhor opção é o backup automático. Nesse sentido, a cópia dos dados são feitas em determinados períodos de tempo, variando de acordo com a necessidade de cada empresa.

No backup automático pode definir a sequência por tempo e quantidades de cópia que serão feitas. Quando o backup está assim, não é preciso de uma pessoa iniciar a cópia manual dos dados.

Como Criar um Plano de Backup

Antes de tudo para um plano de cópia de segurança ser feita de forma automática você deve possuir uma aplicação que permita a configuração.

No Painel de Backup em Nuvem da Brasil Cloud iremos demonstrar como criar um plano de backup:

Plano de Backup
Plano de Backup

Na imagem acima definimos o tipo do backup que será feito como incremental. Para saber mais sobre o os tipos de backup acesse nosso tópico sobre os tipos de backup existentes. Agora definimos o período de segunda até sexta-feira. Por fim, definimos que a cópia dos dados será feita no intervalo das 12:00 horas até as 18:00 horas, dentro desse período o primeiro backup será as 12:00 e haverá outro backup a cada 5 horas até chegar no horário máximo que é 18:00 horas. Ou seja, um backup as 12:00 horas e outro as 17:00.

Com a configuração pronta, o plano de backup está automático, precisa somente escolher quais máquinas estarão utilizando esse plano.

banner cta tipos de backup

Vantagens

Afinal, esse tipo de cópia de segurança possui diversas vantagens para a segurança da empresa. Entre os tópicos podemos destacar:

  • O tempo para realização do backup é mais rápido uma vez que o processo é automático;
  • O risco de perder arquivos por erros e desatenção é quase inexistente;
  • A quantidade de backup pode ser maior pelo processo não ser manual;
  • Redução nos custos;
  • A facilidade na recuperação dos dados;

Portanto, podemos ver que o backup automático é bem mais eficaz que a cópia manual, pois ele garante mais segurança e praticidade nas tarefas da empresa. Para melhorar os processos de cópia de segurança da sua empresa, confira nosso Backup em Nuvem.