A cada dia que passa, o uso do armazenamento de dados por meio da nuvem é cada vez mais recorrente.

Com o aumento da digitalização de diversas áreas, é importante ter um local seguro e confiável para importar dados de empresas, clientes e no caso da odontologia, pacientes.

É possível utilizar essa ferramenta de diversas formas, desde à gestão do consultório, até o rápido acesso à dados de pacientes.

Confira este texto e descubra um pouco mais sobre essa tecnologia que está sendo tão aceita pela população! 

Afinal, o que é a tecnologia de nuvem?

Se você trabalha em alguma área que demanda o envio ou o recebimento de arquivos, provavelmente escutou a seguinte frase “joga o documento na nuvem”, não é mesmo?

Então, esta tecnologia serve como um grande armazenador. Por exemplo, em consultórios de odontologia existem centenas de arquivos e exames como tomografias para o realização de implante dental, certo?

Ao invés de deixar em dezenas de pastas físicas, guardar dezenas de pen drives ou então, sobrecarregar o computador com todos os arquivos, a nuvem consegue armazenar todos estes dados no ciberespaço.

Isso significa que você pode acessar estas informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Da mesma forma que você consegue acessar o seu e-mail de qualquer dispositivo com acesso à internet, você também pode abrir a nuvem e utilizar o arquivo, aplicativo ou ficheiro que desejar.

Será que é seguro?

Por conta do receio de não ser seguro, é comum que muitos dentistas deixem de usar essa ferramenta. E com isso, correr o risco de todos os dados estarem vulneráveis.

Afinal, sabemos que é muito importante ter a confidencialidade de todos os dados e procedimentos. Desde os mais simples como a realização de clareamento dental com moldeira até os mais avançados.

Mas felizmente, podemos te assegurar de que este é um método muito seguro! Toda a tecnologia da nuvem é criptografada e imune a cibercriminosos e a todo tipo de ataque virtual.

Mas como todo e qualquer cadastro online, é imprescindível que nem você e nem a sua equipe passe o login e senha para estranhos.

Evite também logar em dispositivos públicos, mas caso precise, lembre-se sempre de deslogar e certifique-se que os dados não ficaram salvos.

Se você tomar todos estes cuidados, certamente não há com o que se preocupar. Uma vez que é muito mais fácil perder arquivos e exames em arquivos impressos do que os que ficam na nuvem.

backup em nuvem banner

Conheça os principais motivos para utilizar a nuvem

Ainda com a intenção de te assegurar sobre a confiança e praticidade, preparamos uma lista com as principais vantagens de armazenar os dados do seu consultório na nuvem. Confira:

1.   Facilidade na comunicação

Já pensou conseguir ter acesso a radiografias, tomografias, estudos em 3D e muitas outras informações, com apenas um clique? A nuvem te oferece essa facilidade.

Dessa forma, é possível que o seu consultório e os laboratórios nos quais você e sua clínica tem parceria, consigam enviar arquivos à distância, como por exemplo, uma documentação de um paciente que deseja colocar um aparelho dental transparente. Tudo de forma rápida e segura.

2.   Realização de backup

Os sistemas de armazenamento em nuvem realizam backups de dados com uma certa frequência. Assim, você não precisa ter medo de que irá perder arquivos importantes.

Diferentemente do que pode a vir acontecer no uso de pen drives ou outras formas de armazenagem que acabam se desgastando com o tempo.

3.   Busca rápida de dados

Conseguir ter prontuários digitais é uma das grandes vantagens do armazenamento em nuvem. Muito provável que você já precisou procurar por muito tempo um determinado documento impresso que você tinha certeza de que estava em uma pasta, quando na verdade, estava misturado com outras pilhas de papéis, não é mesmo?!

Através dessa tecnologia, é possível utilizar o sistema de busca com o nome do paciente ou assunto que está procurando e você encontrará o que precisa com rapidez e praticidade.

Vamos supor que um paciente deseja saber quanto custa um implante dentário, mas você não está no consultório e não consegue checar em sua pasta física. Com a nuvem, você pode digitar “tabela de preços” e conferir o orçamento.

Considerações finais

A tecnologia vem crescendo e ajudando na otimização de diversas áreas e na odontologia não é diferente. Novas ferramentas, programas e máquinas surgem a todo momento para que você possa se atualizar e conseguir um diferencial e ser um destaque positivo no mercado.

Existem diversas empresas que oferecem a tecnologia cloud para auxiliar clínicas e consultórios. Faça uma pesquisa de mercado e entre em contato com aquela que você mais gostar.

arquivo em nuvem

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto