Primeiramente, um antivírus é um software que identifica, evita e age na eliminação de softwares maliciosos, como vírus, spywares, dentre outras pragas virtuais, por exemplo. Ou seja, são usados para proteger e também prevenir que computadores ou mesmo outros aparelhos sejam danificados, visa assim, a segurança da informação dos usuários.

Dessa forma, estar na Internet e não ter um antivírus no computador é um risco tremendo, uma vez que sua privacidade e segurança estão em jogo. Entretanto, escolher um antivírus é uma tarefa difícil, até porque há várias opções disponíveis. Mas é algo essencial. Por isso, para ajudar você e sua empresa, separamos aqui uma lista com os 4 melhores antivírus gratuitos e também pagos para Windows. Confira!

Antivírus Gratuito

gratis

1. Bitdefender Free Antivirus

Trata-se de um dos antivírus mais recomendados. Além de ser um dos mais rápidos entre os antivírus gratuitos disponíveis. Sem contar ainda que ele tem impacto mínimo no desempenho do computador. Oferece recursos como: varredura automática, criptografia de arquivos que você deseja manter em segurança, proteção anti-phishing, entre outros. Portanto, é um bom antivírus para quem deseja não ter preocupações quanto a personalização ou varreduras manuais.

2. Avira Antivirus

Considerado um dos mais conhecidos nos dias de hoje, o Avira oferece uma ótima opção de antivírus gratuito. Por mais que sua interface não seja a mais fácil de se compreender, ele tem muitos recursos para manter o computador seguro. Alguns desses recursos, geralmente não são encontrados de forma gratuita em outros softwares. Além disso conta com mecanismo de pesquisa segura, detecção de ransomware, gerenciador de senhas, dentre outros. Porém, apesar de uma vasta gama de proteção, ele contém na versão gratuita, anúncios e pop-ups.

3. Avast Free Antivírus

Esse por sua vez, possui uma das interfaces mais fáceis de ser utilizada. Oferece uma boa proteção contra ataques Zero Day (ameaça desconhecida). Além de recursos como scanner de rede anti-malware e tecnologia para análise de comportamentos e personalização. Também disponibiliza uma ferramenta gratuita de eliminação de Trojan. Super válido para quem faz muito download de arquivos.

4. AVG Antivírus Free

Provavelmente um dos nomes mais conhecidos dentro no universo de antivírus. Um ponto positivo é que ele está regularmente sendo executado em segundo plano. Isto é, ele funciona sem que o usuário tenha que programar algo para isso acontecer e enquanto o software realiza suas funções, consegue mexer normalmente no computador. Outro detalhe, é que há algum tempo a AVG se juntou com o Avast. Ambos se beneficiaram, porém, o AVG oferece recursos mais limitados, quando comparado ao Avast.
Apesar disso, oferece recursos como bloquear links e downloads inseguros, ferramentas para otimizar o sistema e também filtro de SPAM. Pode-se dizer que para quem procura uma solução de antivírus mais discreta, é uma boa opção, uma vez que ele tem pouco efeito sobre o desempenho do sistema e funciona bem em segundo plano.

Agora vamos falar sobre os melhores antivírus pagos:

pay

1. Kaspersky Anti-Virus

Considerado como um dos melhores antivírus existentes, ele foi desenvolvido por uma das mais respeitadas empresas de segurança do mundo, com mesmo nome, a Kaspersky. Oferece recursos avançados, como varredura e limpeza. Aliás, tem a opção de desfazer as ações feitas por malwares. Possui interface simples e de fácil utilização.

2. Bitdefender Internet Security

Traz muitos recursos para proteção completa do sistema do computador, como varredura, AntiSpam e o Firewall impede que dispositivos não autorizados acessem a máquina, entre outros. Outro fator importante, principalmente para os pais, é que ele tem a ferramenta Parental Control, por meio dela é possível controlar o que os filhos vão mexer e também restringir o horário de acesso, além de monitorar as atividades dos mesmos.

3. McAfee Internet Security

Uma solução que oferece proteção em tempo real contra infecção de vírus e malwares. Para utilizar o serviço é necessário que o usuário assine anualmente. Mas existe a opção de teste por 30 dias, para que você possa avaliar o produto e decidir se realmente vale a pena investir. Ele possui um mecanismo para filtragem de Spams e também há o “Shreder”, que nada mais é que um triturador de arquivos, ou seja, quando for apagar os arquivos no computador, ele os tritura, o que impede que algum ”fuxiqueiro” possa recupera-los.
Sendo assim, apesar de ser uma boa opção de antivírus, deixa a desejar quanto aos valores cobrados. Uma vez que os mesmos recursos oferecidos por ele podem ser encontrados em softwares gratuitos.

4. Norton AntiVirus

Desenvolvido pela Symantec, empresa pioneira neste ramo, esse antivírus elimina tanto vírus, como também spywares (aqueles programas espiões que se instalam no computador sem autorização). Além disso, para utilizá-lo, será necessário realizar um cadastro com um endereço de e-mail e após concordar com os termos de uso, será liberado o arquivo para instalação na máquina. O período inicial será para testes. Esse antivírus realiza varredura de forma bem rápida, porém pode apresentar problemas de desempenho em alguns computadores com configurações mais básicas e pouca memória RAM.

E aí, já escolheu o seu antivírus? Independentemente se será gratuito ou pago, o importante é cuidar da segurança das suas informações pessoais e profissionais. Agora que você viu sobre antivírus, que tal entender melhor sobre AntiSpam?  

autor maria