Todos os dias recebemos e enviamos e-mails. Essa também é a realidade de muitas empresas. Através do e-mail são trocados documentos, contratos, projetos, além de ações, reuniões e informações de caráter sigiloso. Ou seja, ali estão guardadas e transitam informações muito importantes. Por isso, é necessário que seja um ambiente seguro, pois pessoas mal-intencionadas podem querer ter acesso a tais dados e, consequentemente, prejudicar a empresa. Para não ficar vulnerável, as companhias devem investir em um bom AntiSpam corporativo. Ficou interessado? Continue lendo e descubra 4 vantagens em contratar um AntiSpam para o seu negócio.

O que é Spam?

Primeiramente, é necessário entender o que é um Spam. Este por sua vez, refere-se à notícias falsas, mensagens de propaganda ou inclusive à vírus que, cotidianamente são enviados em grande quantidade para endereços de e-mail. Além disso, são caracterizados por serem mensagens que o recebimento não foi autorizado pelo destinatário, quer dizer, quem está recebendo não pediu por isso. E no ambiente corporativo, quando os funcionários não conseguem identificar as ameaças, ao clicar em um e-mail desse ou link relacionado, o computador pode ser infectado e causar vulnerabilidade e até lentidão à rede corporativa.

O que é um AntiSpam corporativo?

Já o AntiSpam corporativo é uma ferramenta utilizada para filtrar as mensagens que são enviadas para os e-mails de uma empresa. Isto é, essas mensagens ao passar pelo filtro são direcionadas para o lixo eletrônico ou dependendo do caso, após a inspeção do e-mail, o mesmo poderá ser direcionado para quarentena, onde após aprovação de um responsável será deletado ou entregue ao destinatário final. Abaixo confira 4 vantagens do AntiSpam corporativo para uma organização:

1. Gestão de acesso e controle de e-mail recebido e enviado

Refere-se ao recurso que permite gerenciar de quais e-mails ou domínios (por exemplo, @suaempresa.com.br) os usuários poderão receber e/ou enviar e-mails. Como também, é possível criar listas de e-mails desejados e indesejados. Esta última tem por finalidade combater Spammers, ao classificar os domínios como recebimentos indesejados, estes e-mails vindos do remetente específico serão filtrados e não chegarão até a caixa de entrada do destinatário. E as listas dos desejados possibilitam que e-mails e domínios legítimos não sejam marcados como Spam. Ou seja, será possível receber os e-mais dessas determinadas contas e domínios que por sua vez não serão barrados pela ferramenta.

Outro ponto, é utilizar o recurso de auditoria para garantir o controle absoluto em relação a ao fluxo de e-mails recebidos e enviados pelos funcionários. Sendo possível assim, avaliar o nível de atendimento prestado e detectar possíveis utilizações inadequadas de tais e-mails, seja para fins pessoais ou desvio de informações.

2. Elevação da produtividade com o uso do AntiSpam corporativo

Quem já abriu a caixa de entrada e encontrou vários e-mails vindos de remetentes desconhecidos? E ainda, que gastou tempo para assinalar e excluir esses e-mails para então dar atenção aos que realmente são importantes? Não deveria ser, mas é comum que as pessoas, no trabalho, acabem perdendo tempo excluindo mensagens indesejadas.

Além de gastar muitos minutos para realizar essa ação, há uma grande chance ao remover essa quantidade massiva de e-mail, acabar excluindo mensagens de remetentes válidos e importantes, o que pode gerar futuros transtornos. Porém, olhar cuidadosamente e-mail por e-mail pode afetar ainda mais a produtividade e o pior, correr o risco de clicar em algum conteúdo contaminado por vírus, conforme já falamos a respeito anteriormente.

Sendo assim, com um AntiSpam configurado, torna-se possível que e-mails legítimos e seguros cheguem na caixa dos usuários, como também, impedir que e-mails indesejados atrapalhem a produtividade dos mesmos.

3. Segurança da informação

Com um mecanismo de inspeção mais profundo de conteúdo do e-mail é possível prevenir que informações da empresa vazem. Neste cenário, o AntiSpam vai vasculhar todo e-mail e anexo, avaliando padrões previamente definidos, como assunto, tamanho, remetente e corpo do e-mail, independente do formato.

Tudo isso, a fim de identificar e-mails suspeitos. E caso a suspeita seja confirmada, o referido e-mail será mantido em quarentena. Esta última, nada mais é que, um recurso que permite ao usuário gerenciar o que foi considerado como Spam e poder, ao passe de um clique, liberar um e-mail que para ele não seja considerado como Spam ou ameaça.

4. Custo-benefício

Quando a empresa investe em AntiSpam corporativo, ela sai no lucro. Pois, além de reduzir gastos com equipamentos danificados por vírus, reduz também o risco de ter suas informações vazadas, como também aumenta a produtividade dos funcionários. Uma vez que estes poupam tempo em não ter que excluir e-mails indesejados.

Como escolher um AntiSpam corporativo?

Quando for escolher o AntiSpam para sua empresa, veja se são oferecidas as vantagens citadas acima. Como também se há as funcionalidades de filtragem e a alternativa de quarentena.

O AntiSpam corporativo poderá fazer diferença em seu negócio. Por isso, não abra mão de ter esta ferramenta. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco que poderemos ter uma conversa produtiva sobre esse assunto tão importante.

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autor maria