O armazenamento em nuvem, a cada dia, conquista mais espaço no mundo corporativo. Afinal, a tecnologia é responsável por manter a integridade dos dados, garantir que as informações estejam seguras, armazenar documentos e arquivos importantes.

Além disso, a ferramenta disponibiliza um espaço ilimitado para sincronizar imagens, vídeos, entre outros conteúdos multimídia. Inclusive, não podemos deixar de destacar que o armazenamento em nuvem é um ótimo método para reduzir custos com papéis, espaços e contas adicionais.

Nesse contexto, tanto para a aplicação pessoal quanto para a utilização profissional, o armazenamento em cloud pode tornar as atividades mais funcionais, versáteis e proporcionar mais segurança e integridade às informações.

Portanto, o armazenamento em nuvem ainda contribui com as questões sustentáveis, uma vez que reduz significativamente a utilização do papel. Então, para conhecer essa e outras vantagens, continue lendo este post!

arquivo em nuvem banner

Principais vantagens do armazenamento em nuvem

O conceito do armazenamento em nuvem é muito debatido no mundo dos negócios. Entretanto, não é todo mundo que conhece o significativo desse conceito.

Resumidamente, o armazenamento em nuvem é a tecnologia que permite o armazenamento de dados e informações por meio de um servidor online. Com ele, você pode acessar arquivos de forma remota e de qualquer lugar.

Com o conceito claro, conheça agora as 5 principais vantagens do armazenamento em nuvem. Boa leitura!

1. Segurança

A segurança é um dos princípios do armazenamento em nuvem. Nesse sentido, a tecnologia é responsável por assegurar e manter a etiqueta de segurança, a integridade das informações e dados compartilhados na nuvem.

Além disso, os serviços de armazenamento trabalham com uma política de segurança rigorosa, permitindo o acesso a documentos apenas a pessoas autorizadas.

Vale destacar que as informações são criptografadas, ou seja, transformadas em códigos que apenas as pessoas autorizadas podem ler.

2. Facilidade de envio

A facilidade de envio permite criar uma rotina mais fácil e prática. Afinal, quando se trabalha em equipe, é possível perder informações importantes em meio a uma série de e-mails mal distribuídos.

Entretanto, ao implementar um sistema de armazenamento em nuvem, é possível compartilhar arquivos com colegas, manter a veracidade e confiabilidade dos dados e, o melhor: tudo pode ser editado por meio do documento original.

3. Mais espaço

Geralmente, os arquivos de uma empresa são armazenados em um computador tradicional, placas de circuito impresso dupla face, em HDs ou até mesmo pen drives. E, para garantir a segurança, são feitas cópias outros dispositivos. Aliás, tudo isso exige mais investimento e custo.

Em contrapartida, o armazenamento em nuvem transformou todos esses aspectos. Agora, os arquivos ficam em um sistema, ou seja, não é necessário colocá-los nos computadores da empresa.

Portanto, a maior vantagem é que você centraliza todas os seus dados em um único lugar, tornando mais fácil a rotina corporativa e o pagamento de serviços.

backup em nuvem banner

4. Redução de custos

A redução de custos é um fator predominante no armazenamento em nuvem. Afinal, investir na sua própria infraestrutura de softwares pode ser um processo muito caro e desvantajoso, uma vez que é necessário adquirir licenças para a utilização.

Pensando nisso, a tecnologia em nuvem permite pagar apenas pelo o que foi usado, e isso contribui com a redução de custos de forma significativa.

Além disso, você não precisa se preocupar com a parte burocrática e terá a sua disposição o espaço necessário para armazenar o seu projeto de spda, por exemplo.

5. Diversas plataformas

Outra vantagem do armazenamento em nuvem é a disponibilidade de plataformas. Ou seja, independente dos serviços utilizados na sua empresa, a tecnologia funciona em todos os sistemas operacionais.

Por fim, o armazenamento em nuvem é fundamental para eliminar ameaças virtuais. Dessa forma, é possível armazenar informações personalizadas, manter a integração dos dados e, ainda, acessá-los de qualquer lugar.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌