Armazenar os dados da sua empresa em um datacenter é essencial para ter segurança, acesso rápido,  simplicidade na organização e outros benefícios.

Entretanto, várias empresas que oferecem esse sistema hospedam o datacenter no exterior e isso dificulta alguns acessos como o atendimento e suporte em outras línguas.

Desse modo, se você está procurando um datacenter para sua empresa, preste atenção onde ele está localizado. Independente se o local é físico ou na nuvem. Pois, isso pode fazer a diferença no resultado do serviço contratado.

Por isso, para te ajudar, separamos 3 motivos para usar um datacenter hospedado no Brasil. Boa leitura. 

1 – Menor custo

Antigamente, contratar um datacenter no exterior era mais vantajoso e barato. Porém, atualmente não é mais assim. Com a disseminação das tecnologias, a qualidade dos servidores brasileiros aumentou e se equipara aos estrangeiros.

Além disso, os servidores nacionais têm um custo mais em conta pela forma de pagamento em reais e não em dólar e também por não ter que pagar impostos por ter fornecedores estrangeiros.

Ou seja, os serviços nacionais saem na frente pela qualidade e também pela crise do dólar que vem oscilando a cada dia desde o início da pandemia.

2 – Atendimento em português

Quando se contrata um datacenter,  o contrato é sempre a longo prazo, pois esse tipo de serviço requer um compromisso entre ambas as partes. Desse modo, isso quer dizer que vai existir uma comunicação entre as empresas, principalmente em relação ao suporte da plataforma.

Assim, é necessário que ou na sua empresa tenha um colaborador que é fluente na língua do país onde o datacenter está hospedado ou a empresa do datacenter fornecer um suporte na língua portuguesa.

Caso nenhuma dessas opções seja possível, não haverá diálogo e isso não é um bom sinal.

Lembrando que, com datacenter brasileiros esse problema de comunicação não acontece, pois todo o suporte é em português e todas as questões jurídicas de contratos e afins também. 

3 – Mais velocidade

Quando se armazena os dados na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento. Entretanto, a velocidade de transmissão varia de acordo com a localização da pessoa que quer acessar o datacenter em questão. 

Isso ocorre devido a Latência, que é o tempo de resposta/distância entre o servidor hospedado (Data Center) e o computador que faz a requisição (usuário final).

Veja como Medir a latência de sua conexão usando o Comando Ping

Desse modo, nos servidores estrangeiros, pode-se demorar mais tempo para ter acesso aos dados. Não é uma demora absurda (são apenas milissegundos), mas dependendo da finalidade do servidor, isso pode gerar até atrasos  – Por exemplo: uma execução de ordem de compra de ações na Bolsa de Valores. Se a ordem atrasar, podem ter prejuízos incalculáveis… 

Mas usando um datacenter brasileiro a espera é menor e você somente terá que contar com um bom serviço de internet

4 – Segurança Jurídica

Quando se contrata uma empresa estrangeira para hospedar seus dados, você ter que ter absoluta ciência que sua empresa corre um grande risco legal em caso de algum passivo jurídico ocorrer. 

Uma vez que, será necessário recorrer a Cortes Internacionais, Procuradores e Advogados especialistas em direito digital e diligências internacionais para lhe proteger nesses casos, o que além de dificultar muito a tramitação do processo e também onerar muito mais os custos desses tipos de ações. 

E não se esqueça da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que regulamento a utilização, tratamento e armazenamento dos dados pelas empresas. Em seu Art 33° – Mostra a preocupação com empresas extrangeiras para armazenar os dados de Empresas Brasileiras.

Ou seja, evite dor de cabeça, afinal o barato às vezes pode sair muito caro.”

Conte com empresas como a Brasil Cloud, que possui total compliance com a LGPD e servidores armazenados no Brasi. 

Conheça o nosso Datacenter hospedado no Brasil 

O datacenter da Brasil Cloud possui a mesma tecnologia dos maiores players do mundo. Desse modo, pare de sofrer depreciação com investimentos em CAPEX e tenha sempre uma arquitetura de ponta e com total performance, elasticidade e previsibilidade para crescer com gerência plena de seu ambiente de T.I.

Contamos também com uma arquitetura computacional de primeiro nível, com segurança e redundância em todas as camadas: Link, Firewall, Rede, Computação e Storage alojado em Data Center padrão TIER III.

E, além disso, com a gente sua empresa tem acesso a:

  • Todos os recursos de gerência que o acesso pleno ao datacenter oferece ficam disponíveis em uma única plataforma e simples de administrar. 
  • Com apenas cliques é possível criar, formatar e deletar instâncias (Clouds) a qualquer momento e fazer upgrade/downgrade conforme sua demanda.
  • Personalizar regras de Firewall de seu negócio, habilitar conexões criptografadas via VPN, implementar Redes Virtuais Isoladas (públicas ou privadas), Rede VPC, tudo com total autonomia e a qualquer momento.

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso Datacenter hospedado no Brasil.