Certamente você já deve ter ouvido ou até mesmo lido que a segurança da informação é um dos pilares das organizações contemporâneas. Afinal, um ataque cibernético, um ‘’assalto’’ digital ou uma falha no sistema interno pode significar o futuro de uma empresa.

Para se ter uma ideia, as violações, ataques e crimes voltados a segurança cibernética são cada vez mais comuns. De acordo com estudos realizados por Gatner, especialista no assunto, 99% das vulnerabilidades exploradas por hackers são conhecidas pelo time de TI.

Dessa forma, é possível afirmar, com confiança, que toda empresa precisa contar com um auxílio de um sistema de segurança da informação. Inclusive, uma das vantagens de um serviço especializado neste aspecto é a relação de custo-benefícios.

No entanto, além de ser um ótimo investimento, o serviço de segurança da informação pode gerar uma série de vantagens para os negócios. Listamos, a seguir, os 4 principais benefícios de contratar um modelo especializado de proteção. Acompanhe:

1. Tranquilidade

Não é novidade para ninguém que um serviço de segurança da informação é responsável por lidar com todas as situações que envolvem os dados de uma companhia, certo? Com isso, a empresa pode contar com um serviço totalmente abrangente.

Em geral, um serviço de segurança da informação monitora os dados da companhia e oferece suporte em período integral, todos os dias do ano.

Ou seja, a empresa não precisa se preocupar com esses aspectos e pode realizar as suas atividades de válvula de retenção, por exemplo, com mais confiança.

arquivo em nuvem

2. Serviço especializado

Certamente uma das principais vantagens de um serviço de segurança da informação é a própria atividade. Imagine só poder contar com profissionais qualificados para apoiar a sua empresa e auxiliar na criação de políticas de segurança e oferecer orientações?

Com isso, é possível avaliar as melhores práticas de proteção, implementar medidas mais assertivas e liberar a equipe de TI para realizar atividades estratégicas, como a análise de um disco flap, por exemplo.

3. Redução de custos

Como mencionamos anteriormente, a redução de custos já é uma realidade em empresas que investem na contratação de um serviço de segurança da informação. Afinal, a companhia pode identificar o valor acertado no fechamento do negócio.

Dessa forma, é possível eliminar a preocupação em ter gastos extras com chamados emergenciais ou ter que investir em tecnologias de alto padrão, masterbatch, atualizações e manutenções periódicas, uma vez que tudo está incluso em um único pacote.

antispam

4. Disponibilidade

Por fim, é quase impossível falar sobre as vantagens de contratar um serviço de segurança da informação sem destacar a disponibilidade. Isso porque as empresas precisam contar com seus serviços e aplicações a todo momento.

Além disso, qualquer falha no sistema ou na operação pode acarretar na falta de produtividade e até mesmo em prejuízos financeiros. Inclusive, a grande parte desses problemas são causados pela falta de integração dos dados.

Para evitar essa realidade e eliminar as chances de paralisar as atividades corporativas, é importante contar com o auxílio de um sistema de segurança da informação, que não se limita apenas ao uso de um único equipamento ou plataforma.

Gostou do nosso post sobre as vantagens de contratar um serviço de segurança da informação? Então, compartilhe com os colegas profissionais e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.