Os benefícios da Cloud Computing — ou computação na nuvem — têm se tornado essenciais para qualquer empreendimento de sucesso. Por isso, gestores que desejam otimizar processos, unir o acesso a dados e ferramentas precisam investir tempo e dinheiro nessa estratégia. Mas você sabe o que é Cloud Computing?
Sabia que essa tendência pode trazer otimização do seu espaço físico, segurança para seus dados, aumento da produtividade e, consequentemente, reduzir custos? Se acaso você respondeu não para uma dessas perguntas continue lendo o texto e descubra como essa tecnologia pode ser útil para seu negócio.

O que é Cloud Computing?

A definição de Cloud Computing parece complicada, no entanto sua aplicação é bem próxima de nossa realidade. Ao utilizar e-mail, banco na Internet ou salvar arquivos na web, você fará uso dos serviços na nuvem. Sendo assim, para usufruir dos recursos oferecidos pela Cloud Computing geralmente não é necessário fazer a instalação de nenhum programa em seu computador.
Já faz algum tempo que a computação na nuvem deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade na maioria das empresas. Em síntese, a computação na nuvem é uma maneira de armazenar dados na Internet, normalmente usando um provedor que gerencia e opera o armazenamento físico. No fim das contas, não existe nuvem, existem computadores que, conectados, armazenam e gerenciam seus dados.

Quais suas vantagens?

Abaixo, seguem 4 vantagens de utilizar a Cloud Computing na sua empresa.

1. Melhor custo-benefício

As empresas costumam trabalhar com recursos limitados. Fazer uso da computação na nuvem traz para o negócio redução de custos operacionais, já que não haverá gastos com infraestrutura ou depreciação. Adotando a Cloud Computing é possível reduzir significativamente os gastos de manutenção e aquisição de servidores.

2. Portabilidade

Por meio da computação na nuvem você terá acesso aos seus arquivos de qualquer computador, smartphone ou tablet, independentemente do sistema operacional, sem se preocupar com a segurança dos arquivos nem com o extravio de dados confidenciais. Desse modo, a estrutura de programação na nuvem e sua criptografia proporcionam a segurança de acesso tanto pelos dispositivos móveis, quanto nos desktops.

3. Segurança

As empresas que oferecem o serviço de computação na nuvem sempre estão investido em tecnologias para aumentar a segurança dos dados. Por isso, o risco de perde-los é mínimo, bem próximo de zero.

4. Aumento da produtividade por meio da Cloud Computing

A computação na nuvem otimiza diversas tarefas, como a manutenção dos servidores e a necessidade de backups. Essas são tarefas simples, mas, quando em conjunto, significam uma grande perda de tempo. Adotar a Cloud Computing traz aumento de produtividade da equipe.
Uma vez que, com os dados compartilhados na nuvem dá até para trabalhar home office, já que os funcionários não necessitam de um espaço físico para desempenhar algumas atividades. Por fim, com a facilidade de acesso aos dados, entregar resultados e a tomada de decisões acontecem com maior velocidade.

Viu como funciona a Cloud Computing? Essa tecnologia tem se tornado essencial par as empresas. Por meio dela os gestores têm conseguido maior produtividade e diminuição de custos com hospedagem de servidores, além de trazer mais segurança para os dados. Agora que você sabe o que é Cloud Computingentre em contato conosco e veja quais são as melhores opções para o seu negócio.

autor leandro